A edição Especial Mercado do Peixe do 14º Festival da Tainha de Ilhabela entra em seu último fim de semana com programação especial, entre os dias 18 e 20 de julho, das 13h às 18h.
O evento é promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, e reúne moradores e visitantes em torno da culinária típica e de atrações musicais que valorizam a identidade caiçara.
Durante os últimos dias do festival no Mercado do Peixe, o público poderá comprar tainha nos boxes e solicitar o preparo junto aos quiosques, que também oferecerão um cardápio especial com o pescado.
As apresentações musicais serão feitas por artistas locais, como o DJ Kost, na sexta (18); DJ Júlio Bittencourt, no sábado (19); e DJ Alex, no domingo (20).
Sobre o 14º Festival da Tainha
Ao longo de três fins de semana, o público teve a oportunidade de saborear pratos preparados com a tradicional tainha, símbolo da pesca artesanal local, além de adquirir o peixe diretamente com os pescadores nos boxes do mercado.
Para o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a iniciativa valoriza as raízes culturais do município e estimula o turismo responsável fora da alta temporada. “A realização do Festival da Tainha representa um importante instrumento de valorização das nossas raízes culturais, ao mesmo tempo em que estimula o turismo de forma responsável e sustentável durante o período de baixa temporada.
Iniciativas como esta reforçam o compromisso da gestão municipal com a preservação da identidade caiçara e com a dinamização da economia local, beneficiando diretamente a população e fortalecendo o desenvolvimento de Ilhabela ao longo de todo o ano”, declarou o prefeito Toninho Colucci”, destacou.
A proposta de realizar festivais gastronômicos alinhados à cultura caiçara tem se mostrado eficaz como estratégia de valorização da identidade local e como ferramenta de dinamização econômica. A valorização da pesca tradicional, dos sabores regionais e da convivência comunitária reafirma o papel de Ilhabela como destino turístico que preserva e compartilha suas raízes.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela