A cidade de Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (18) a cerimônia de entrega de certificados para 42 alunos que concluíram cursos profissionalizantes nas áreas de beleza, promovidos por meio de uma parceria entre o Fundo Social de Caraguatatuba e a Secretaria de Assistência Social.
Os cursos oferecidos contemplaram formações em manicure, design de sobrancelhas, alongamento de unhas e extensão de cílios. As aulas tiveram início em fevereiro, com o objetivo de promover qualificação e geração de renda para os participantes.
O evento contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro, e do secretário de Assistência Social, Arthur Brulher, que destacaram a importância da iniciativa como instrumento de transformação social.
“Pensamos nessa capacitação não apenas como um caminho para uma empregabilidade segura, mas também como um momento de troca, de conversa, de fazer amizades. É uma forma de manter a mente ativa e, ao mesmo tempo, fazer o que gostamos, gerando mais renda dentro de casa. A gente sabe que a geração de hoje pensa muito na questão do autocuidado, e entende que não se trata apenas de estética, mas de bem-estar. Parabéns a todos vocês que se dedicaram ao curso. Que esse seja apenas o primeiro de muitos. E lembrem-se: quem tiver ideias, quem estiver começando como microempreendedor, pode contar com o Fundo Social. Estamos aqui para apoiar, fortalecer e alimentar o trabalho de vocês. Muito obrigada”, disse a primeira dama e presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro.
“Esses cursos promovem maior formação e desenvolvimento social e profissional. Por isso, a qualificação profissional é uma das principais ferramentas de autonomia e fortalecimento da autoestima. Ver essas mulheres concluindo seus cursos com dedicação e entusiasmo é motivo de muito orgulho para todos nós”, afirmou o secretário de Assistência Social, Arthur Brulher.
“Eu fiz os cursos de alongamento de unhas e de manicure. Eram dois cursos que eu tinha muita vontade de fazer e, graças a Deus, consegui me certificar.
É muito importante, não é? Agora são duas profissões que vou levar comigo e quero seguir firme nelas. Eu amei fazer os cursos e, sim, pretendo continuar nessa área. Já estou fazendo o curso necessário para poder atuar profissionalmente e também vou fazer o curso de aperfeiçoamento. Quero ser uma designer completa. Na verdade, já sou!”, comentou a aluna Thairis Aparecida Domingos.
Durante a solenidade, também foi anunciada a abertura de uma nova turma com início previsto para agosto, para ampliar o acesso à capacitação profissional e ao empreendedorismo.
Os cursos integram as ações de desenvolvimento social do governo municipal e são destinados, prioritariamente, a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Mais imagens do evento no link: