Como garantir a ingestão apropriada de nutrientes e líquidos para manter a energia e hidratação do corpo e também otimizar a absorção dos alimentos, foram temas da palestra da nutricionista Cíntia Araújo para idosos, familiares e cuidadores do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) e da comunidade, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), sexta-feira (25).
Para assegurar uma alimentação saudável na terceira idade, a nutricionista indicou três boas refeições (café da manhã, almoço e jantar) ou pequenas refeições e lanches nutritivos a cada duas ou três horas para evitar longos períodos em jejum.
“Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais como arroz, milho, trigo, pães e massas de preferencialmente integrais; tubérculos como batata; raízes como mandioca, ao longo do dia. Dê preferência aos alimentos na sua forma natural. Coma também ao menos três porções de legumes e verduras e frutas diariamente”, ressaltou.
Cíntia também destacou a importância das fibras solúveis para o controle da glicemia, redução do colesterol, saciedade e saúde intestinal como a aveia, cevada, feijão, lentilhas, grão de bico, maçã, cenoura e batata doce. E ainda consumo necessário de proteínas, encontradas no leite derivados e carnes (boi, peixe e frango) para prevenir e reverter a perda de massa muscular (sarcopenia) e manter funcionalidade e força muscular.
“No idoso a salivação diminui e muitos têm dificuldade em mastigar e engolir (disfagia). A saída é transformar a consistência do alimento. Usar preparações bem cozidas e bem picadas ou amassadas, pois alguns têm problemas também quando fica muito liquido”, ensinou.
Não menos importante é a ingestão de água. “O ideal na terceira idade é tomar dez copos de água por dia. Para aqueles que têm dificuldade em consumir a
quantidade de água indicada, pode complementar com chás de ervas como camomila, erva-doce, hortelã, cavalinha, entre outros, e sucos de frutas, sem adoçá-los”, ressaltou.
Wilson Ribeiro 66 anos, é cuidador da esposa Maria, 66 anos, que amputou membro inferior, devido ao diabetes. “Gostei muito das dicas passadas pela nutricionista, principalmente porque sou eu quem cozinho em casa”, disse.
A aposentada Vanilse Carvalho Medeiros, 71 anos, avaliou que o conteúdo repassado foi muito importante. “Há casos de diabetes na minha família e por isso, tomo muito cuidado com o que como. Em casa evito doces, carnes gordas e refrigerantes. Além disso, faço hidroginástica, alongamento e ritmo, no Ciapi para manter a saúde”, declarou.
A palestra “Alimentação Saudável na Terceira Idade” foi uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social, por meio do Banco de Alimentos e da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).
Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba