Caraguatatuba Cidades

UTI da Casa de Saúde Stella Maris é reconhecida como uma das melhores da América Latina

Tamoios News
Imagem/ Casa de Saúde Stella Maris

A UTI da Casa de Saúde Stella Maris, de Caraguatatuba, foi reconhecida como uma das melhores unidades de terapia intensiva da América Latina ao receber, no dia 23/7, o selo UTI Top Performer. A certificação é concedida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), em parceria com a Epimed Solutions, e destaca UTIs com os mais altos padrões de eficiência, segurança do paciente e qualidade assistencial.

“Esse selo é, sem dúvida, o reflexo de um caminho trilhado com esforço, compromisso e fé. Ele expressa o que somos e como cuidamos: com técnica, sim, mas, acima de tudo, com humanidade”, disse a vice-presidente da Rede Madre, Irmã Sandra Pedrinha Zanotto em discurso durante a cerimônia. O selo foi entregue pelo diretor da Epimed Solutions da América Latina, Tiago Bueno.

O evento contou com a presença do vice-prefeito de Caraguatatuba, Sérgio Arnaldo Braz, do secretário municipal de Saúde, Raphael Ghetti, da presidente do Comus,
Cilmara Oliveira dos Santos e de representantes da Rede Madre.

Com 23 leitos na UTI Adulto, a Casa de Saúde Stella Maris vem promovendo melhorias operacionais e assistenciais significativas na UTI sob a responsabilidade da coordenadora de enfermagem da UTI, Janaína Gomes de Morais. O projeto foi idealizado e implantado pelo gerente executivo da Rede Madre, Silvio Rabelo, que adotou uma gestão baseada em dados clínicos, segurança da informação e decisões estratégicas focadas na qualidade e sustentabilidade da assistência.

Critérios – Para conquistar o selo UTI Top Performer, o hospital deve participar do Registro Nacional de UTIs Brasileiras, que atualmente inclui UTIs do Brasil e da América Latina, atualizando regularmente o sistema com dados clínicos e indicadores de desempenho.

A certificação se baseia na baixa mortalidade hospitalar, ajustada à gravidade dos pacientes, e na alta eficiência no uso de recursos, considerando indicadores como tempo de permanência, utilização racional de terapias e alocação adequada conforme a complexidade dos casos.

As UTIs participantes são divididas em três grupos (tercis), de acordo com o desempenho. Só as que ficam no grupo com os melhores resultados nos dois critérios recebem o selo.

A UTI da Casa de Saúde Stella Maris ficou entre essas melhores, junto com unidades do Brasil, México, Equador, Paraguai e Uruguai.

Fonte: Assessoria de Imprensa Casa de Saúde Stella Maris