A nova equipe titular da Polícia Civil de Caraguatatuba apresentou nesta terça-feira (29/7), o balanço das atividades investigativas, bem como as fiscalizações administrativas em conjunto com a Prefeitura, com o objetivo de localizar estabelecimentos comerciais que receptam fios e cabos furtados de residências, empresas de telecomunicação e da concessionária Tamoios, sendo deflagrada como “Operação Caminho Inverso” (para investigar os receptadores para se chegar nos furtadores).
A Polícia Civil encetou diligências em onze estabelecimentos comerciais, com o apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Conduta, Vigilância Sanitária, da Polícia Militar Rodoviária e Territorial, a Guarda Civil Municipal e representantes de empresas vítimas que estiveram no local reconhecendo seus objetos furtados.
Quatro pessoas foram presas em flagrante por Receptação Qualificada. Quatro locais foram interditados pela Prefeitura de Caraguatatuba por falta de alvará e irregularidades no local, além de serem multados.
Ao total da operação da Polícia Civil, foram apreendidos 400 quilos de fios e cobres furtados dos últimos meses na cidade. Quatro grandes balanças industriais foram apreendidas pois são utilizadas como instrumento do crime para pesar os objetos furtados, e assim o estabelecimento comercial pagar os valores aos furtadores.
Os dois homens e as duas mulheres presas passaram por exames médicos legais e serão apresentados para a audiência de custódia do Poder Judiciário.
As operações da Polícia Civil continuarão assim como as investigações com o escopo de prender furtadores na região que atuam em grupos e organizações criminosas à beira de estradas, principalmente.
Fonte: Polícia Civil do Estado de SP