Cidades Geral

Defesa Civil alerta sobre previsão meteorológica e para que a população evite qualquer tipo de queimada

Tamoios News
Queimadas/Arquivo Tamoios News

De acordo com a Defesa Civil estadual, até o dia 1º de agosto, os ventos poderão registrar rajadas entre 40 km/h e 50 km/h, com destaque para áreas costeiras. O mar permanece agitado, o que exige cautela com embarcações de pequeno porte e atividades em áreas costeiras.

Além da agitação marítima, está prevista a chegada de uma massa de ar polar de forte intensidade, responsável por queda significativa nas temperaturas em todo o estado. Essa massa de ar polar vem acompanhada por um sistema de alta pressão atmosférica, o que deve garantir tempo firme e céu aberto, porém com redução dos índices de umidade relativa do ar, especialmente no interior do estado, onde os níveis podem ficar abaixo de 20%.

Essas condições aumentam o risco de queimadas e incêndios florestais. A Defesa Civil reforça a orientação para que a população evite qualquer tipo de queimada, lembrando que o uso do fogo é crime ambiental.

A orientação é de não jogar cigarros ou fósforos acesos às margens das rodovias e não fazer queimadas para limpar terreno ou eliminar resíduos diversos. Quem provoca incêndio em mata ou floresta pode pegar prisão de 2 a 4 anos e, ainda, pagar multa pelo crime ambiental previsto na Lei 9.605 /9.

Também é recomendada atenção com a hidratação e a saúde, especialmente de grupos vulneráveis, diante das baixas temperaturas e da baixa umidade do ar.

A Defesa Civil segue monitorando a situação e poderá emitir novos alertas conforme a evolução das condições climáticas.

Fonte: Defesa Civil