Com o objetivo de aprimorar as técnicas de condução veicular, foco na segurança e prevenção de acidentes, o governo municipal de Caraguatatuba em parceria com a Polícia Militar promoveu uma instrução sobre direção defensiva, voltada a 30 integrantes da Guarda Civil Municipal, na terça-feira (12), na Videoteca Lúcio Braun, Centro.
O princípio da direção defensiva é contribuir para que o motorista a tome decisões mais seguras e eficazes durante a condução do veículo, bem como na preservação da vida no trânsito.
A aula foi ministrada pelo subtenente Lucas Sant’Ana, que abordou temas como domínio das técnicas de direção, controle do veículo em situações adversas, como reagir a imprevistos, técnicas avançadas de condução de veículos em diferentes condições climáticas ou em estradas com visibilidade reduzida de forma segura, comportamento de risco, como evitar acidentes com a viatura, entre outros.
O GCM 2ª Classe, Rafael Viudes, motorista tanto em patrulhas com motos e também com viaturas, habilitado há 25 anos, disse que a responsabilidade de conduzir numa ação de acompanhamento (perseguição ou apoio) ou de salvamento é grande.
“Numa situação de estresse, o instinto e a parte técnica predominam. Temos uma fração de segundos para reagir e tomar uma decisão. Portanto, o constante treino é fundamental. Nesse curso foi muito bom o reforço e a atenção em relação à posição de pilotagem, ergonomia (adaptação do veículo às características físicas e necessidades do motorista, para garantir conforto, segurança e eficiência durante a condução), conferência de todos os itens da viatura e análise de cenário”, avaliou Viudes.
O secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, coronel César Eduardo Ferreira agradeceu a colaboração e cooperação da Polícia Militar no curso.
“A teoria antecede à prática e é uma parte importante na direção defensiva e a disponibilidade da PM em passar a experiência por meio do subtenente Sant’Ana foi importante para a nossa equipe da Guarda Civil Municipal. Outros cursos de qualificação junto com a PM serão realizados, inclusive a parte prática da direção defensiva”, afirmou o secretário.
O comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior, tenente coronel Fernando Edson Mendes, presente no encontro, disse em que treinamentos integrados todos aprendem e o ganho é geral. “Agradeço ao governo municipal pela oportunidade e estamos disponíveis para novas parcerias”, disse o comandante da PM em Caraguatatuba.
Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba