O navio cargueiro Buran, o primeiro navio da frota AeroPower, que busca implementar a propulsão assistida por vento no transporte marítimo, se encontra navegando pelas águas do canal de São Sebastião.
O navio é um projeto da empresa britânica Union Maritime. O funcionamento inicial é por combustível e o uso da propulsão pelo vento é iniciada quando está navegando. As duas torres que se encontram na parte superior do navio giram com a força do vento e produzem a energia que abastece o motor.
O navio foi fretado pela Petrobras e está transportando petróleo pelo sistema de cabotagem nas linhas do porto Açu, no Rio de Janeiro, e dos portos de São Sebastião e de Santos, em São Paulo.

Imagem/ AeroPower
Sobre a frota AeroPower:
- Objetivo: Reduzir as emissões de CO2 no transporte marítimo utilizando a força do vento como assistência à propulsão.
- Tecnologia: O sistema da AeroPower utiliza velas ou “asas” para capturar a energia do vento, que será combinada com outras tecnologias de propulsão sustentável.
- Inovação: A frota AeroPower representa uma abordagem inovadora para o transporte de carga, buscando um futuro mais sustentável para a indústria naval.
Especificações do navio:
- Bandeira: Ilhas Marshall
- Tipo: Navio tanque (clean tanker)
- Capacidade: 18.500 DWT
- Tecnologia: Equipado com Rotor Sails™ da Norsepower
- Eficiência energética:
- Redução de 300 toneladas de combustível por ano
- Corte de 940 toneladas de CO₂ anualmente
Redação/Tamoios News