Equipes do Parque Estadual de Ilhabela e da Defesa Civil, combateram um foco de incêndio na Ilha de Búzios, por três dias e despertaram a consciência ambiental dos alunos da rede municipal.
O incêndio iniciou no dia 24 de agosto e foi extinto no dia 26, após uma operação integrada que contou com o trabalho voluntário da comunidade tradicional. Aproximadamente 1.000 mts de vegetação foram atingidas.
Logo após a ação, as equipes fizeram questão de conversar com os alunos da comunidade tradicional para dar orientações sobre educação ambiental e como se comportar em casos semelhantes.
Foi o segundo foco de incêndio em duas semanas. O primeiro ocorreu na comunidade da Ilha de Vitória.
As equipes técnicas destacam que estamos no período de estiagem e secas severas e, por isso, o cuidado em evitar fogueiras são imprescindíveis por conta do risco de incêndios florestais.
Ilha dos Buzios
Está situada à leste da Ilha de São Sebastião. É um dos arquipélagos que compõem o município e o Parque Estadual de Ilhabela.
A Ilha dos Búzios é habitada por uma comunidade de caiçaras tradicionais, de cerca de 130 moradores, que vivem da pesca artesanal, da cultura de mandioca e bananas.
Na ilha não há praias, seu entorno é formado por costões rochosos e reentrâncias chamadas de sacos, proporcionando variados perfis para os mergulhos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela