O dia bonito e ensolarado de sexta-feira (12) proporcionou momentos de muita diversão e alegria aos alunos do Centro Promocional Comunitário (Ceprocom) de São Bento do Sapucaí, que vieram usufruir do programa Praia Acessível, da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba.
O Ceprocom, criado em 1969, assiste pessoas com deficiência (PcD) carentes e, desde 2014, traz seus frequentadores à Praia Acessível de Caraguatatuba, após a professora de ioga da instituição e ex-presidente, Petronilha Ambrogi, conhecer o programa.
“Desde a primeira vez, sempre fomos muito bem acolhidos pela equipe da Sepedi para proporcionar esse passeio aos nossos alunos”, declarou Ambrogi.
Este ano vieram 18 PcDs entre seis e 60 anos. O menino Maicon Muniz, 6 anos, veio pela primeira vez e estava eufórico ao conhecer o mar. “Tem onda e a água é salgada e tem que ficar no raso para não afogar”, contou.
Wanda de Assis, 60 anos, já esteve outras vezes em Caraguatatuba. “Muito bom tomar banho de mar. Fico feliz de estar aqui”, resumiu a senhora.
Outro que esteve em todas as viagens do Ceprocom, Bruno Aparecido Nogueira, 30 anos, declarou que estar, aqui, com os amigos e professores “é sempre muito legal”. “A gente entra no mar, joga bola, passeia nessa cidade bonita e se diverte muito.”, afirmou Nogueira.
Para a diretora do Ceprocom, Maria do Carmo Santos Silva, proporcionar esse passeio aos atendidos pela instituição é gratificante. “Cada ano é uma emoção diferente. Ver aqueles que toda ano estão conosco e também aqueles que estão vindo, pela primeira vez, ver o mar. Nossa parceria com a Sepedi proporciona momentos únicos para essas pessoas”, ressaltou.
O grupo foi acompanhado pela equipe de monitores do programa e recebido pela secretária da Sepedi, Ivy Malerba.
“Para nós, é uma grande satisfação receber grupos de PcDs e idosos de outras cidades e participar dessa alegria contagiante. É uma oportunidade de troca incrível”, declarou a secretária.
Praia Acessível
O Programa Praia Acessível consiste no banho de mar assistido por profissionais de apoio por meio de cadeiras de rodas aquáticas adaptadas, em um ambiente acessível e inclusivo composto por esteira de acesso, tenda de apoio, atividades e materiais recreativos, ducha tira-sal, trocador, sanitário acessível, localização central, acessível e próximo de pontos de ônibus e vagas de estacionamento prioritárias para pessoas com deficiência e idosos.
O equipamento funciona de sexta a domingo, das 9h às 16h. Nas sextas-feiras, atendimento de grupos, via agendamento prévio. Aos sábados e domingos é aberto ao público em geral.
O projeto Praia Acessível está localizado na Avenida Arthur Costa Filho, s/nº, Caraguatatuba/SP, ao lado da Praça da Cultura.
Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba