A tradicional Festa das Nações em Caraguatatuba começa nesta sexta-feira (26). A 3ª edição do evento tem entrada gratuita e será realizada na Praça da Cultura, no Centro. Organizada pela Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC), a festa reúne gastronomia, cultura e solidariedade entre os dias 26 e 28 de setembro (sexta a domingo).
Mais do que um evento gastronômico, a festa também tem caráter social. Toda a renda arrecadada com a venda dos produtos das barracas será revertida para instituições e entidades do município, que desenvolvem trabalhos voltados à promoção da dignidade humana, a capacitação profissional, a geração de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social e o acolhimento de animais.
São 17 instituições que atuam em Caraguatatuba no evento, que vão representar 13 países com suas comidas típicas. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) ficará com a Inglaterra, a Associação de Combate ao Câncer com os doces típicos do Brasil, e a Casa Beija Flor e o Instituto Surfé representarão os Estados Unidos. O Fundo Social de Caraguatatuba será responsável pela barraca do México.
A Casa da Amizade ficará com a China, enquanto o Centro Espírita Bezerra de Menezes e os Patrulheiros do Rei representarão a Itália. A França será representada pelo Conselho de Pastores de Caraguatatuba, a Comunidade Terapêutica Luz do Caminho com a culinária nordestina do Brasil, e a Fraternidade Maria Meira ficará com a Argentina.
O Lions Club representará o Líbano, o Movimento de Amor ao Próximo irá promover à culinária de Portugal, e a Paróquia Santa Terezinha a gastronomia mineira do Brasil. O Rotary Caraguatatuba Poiares ficará com a Alemanha, o S.O.S Pet Caraguá com o Japão, e a Tenda de Umbanda Caboclo Risca Fogo representará a Suíça.
Além da culinária diversificada, a Festa das Nações contará com apresentações culturais, música e dança que celebram diferentes povos e tradições.
- Dia 26 de setembro (sexta-feira) – das 18h às 0h:
20h – Abertura Oficial
20h30 – Apresentação de ballet da Escola de Bailados
21h – Apresentação musical da Raiane Pires
- Dia 27 de setembro (sábado) – das 12h às 0h:
13h – Apresentação musical do Michael Douglas
16h – Kung Fu – Academia Fu Long
20h20 – Dança de salão (merengue) com Ana Claudia Lacerda
20h30 – Dança do ventre com Ana Paula Sobra
20h50 – Dança de salão (tango) com Ana Claudia Lacerda
21h00 – Apresentação musical do Evy Oliver & Amigos
- Dia 28 de setembro (domingo) – das 12h às 21h
13h – Apresentação musical de Cidreira Acoustic
14h – Dança havaiana com Renata Marson
15h – Banda Conexão Central
18h – Apresentação musical do Zirinho da Bahia
20h – K-Pop com Paloma Morimoto
20h20 – Dança cigana estilo cigano árabe com Viviana Ribeiro
México
Com a responsabilidade de atuar na barraca do México, o Fundo Social vai oferecer pratos típicos do país como burrito, chili, nachos, arroz doce, bolo de pote de chocolate com pimenta e paleta mexicana. Entre as opções de bebidas, o Fundo Social vai ofertar drinques preparados com tequila e marguerita – todos produzidos a partir de bebidas alcoólicas doadas à instituição.
Serviço
Evento: Festa das Nações
Data: 26, 27 e 28 de setembro de 2025
Horário: Sexta-feira das 18h às 0h, sábado das 12h às 0h e domingo das 12h às 21h
Local: Praça da Cultura – Av. Dr. Arthur da Costa Filho, 25 – Centro
Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba