Caraguatatuba recebeu o Pan-Americano de Beach Tennis 2025 no último fim de semana, entre os dias 25 e 28 de setembro, e reuniu cerca de 300 atletas de 17 países na Arena Nacional montada no Serramar Shopping.
A cerimônia de abertura foi marcada pelo desfile das delegações e presença da secretária estadual de Esportes, Coronel Helena Reis, além do prefeito anfitrião, Mateus Silva, que também esteve no encerramento e participou da entrega de troféus.
Durante os quatro dias, as arquibancadas estiveram cheias. O Brasil confirmou sua força ao ganhar os títulos das três categorias PRO. No masculino, Daniel Mola e Giovanni Cariani foram campeões, enquanto André Baran e Felipe Loch ficaram em 3º lugar.
No feminino, Julia Nogueira e Marcela Vita venceram a final contra Graziele Silva e Raquel Iotte, e Vitoria Marchezini com Sophia Chow completaram o pódio. Na disputa mista, André Baran e Vitoria Marchezini ficaram com o ouro, Felipe Loch e Sophia Chow com a prata, e Giovanni Cariani e Julia Nogueira com o bronze.
Comparado à edição de 2024, realizada em Aruba, o desempenho brasileiro teve um avanço significativo. Na ocasião, o país conquistou 28 medalhas (13 ouros, 13 pratas e dois bronzes). Em Caraguatatuba, o número subiu para 43 medalhas (15 ouros, 13 pratas e 15 bronzes), o que mostra a evolução técnica da equipe e fortalece o Brasil como líder no beach tennis continental.
Consolidado como o maior torneio da modalidade nas Américas, a realização do evento contou com uma estrutura composta por 15 quadras, arquibancadas cobertas, camarotes, iluminação de LED, telão profissional e transmissão ao vivo. Fora da quadra, atletas tiveram à disposição frutas, hidratação, departamento médico e fisioterapia, enquanto o público aproveitou um boulevard com lojas, ativações de marcas e espaços de convivência.
O Pan-American Championships teve o patrocínio de Azurre, Mormaii, Zeiq, Grupo T-Line, Alquimia e Serramar Shopping, com chancela da International Tennis Federation (ITF), em parceria com a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), Confederação Brasileira de Tênis e Federação Paulista de Tênis, com apoio do Governo Municipal de Caraguatatuba, Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, promoção da Romagnolli Eventos e parceria da LINEM e Arena Nacional.
Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba