O Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (CEEPAM) e a Polícia Militar Ambiental do Litoral Norte realizaram no dia 26 de setembro o quinto treinamento sobre “Classificação de Vegetação dos Ambientes Costeiros da Mata Atlântica”, ministrado pelo Biólogo Patrick Pina, no Sítio do Jacu, localizado na Tabatinga, região norte de Caraguatatuba – SP.
Na ocasião foi realizada a soltura de 60 aves silvestres da Mata Atlântica, que vieram do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres de São Paulo (Cetras SP).
O Sítio do Jacu, de propriedade do Sr. Eduardo Leduc, estabeleceu uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN ) e um Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (CEEPAM) para preservar a biodiversidade, evitar o desmatamento e a caça, além de realizar atividades educacionais junto à comunidade.
Vídeo/CEEPAM
Participaram do treinamento o diretor da Secretaria de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Sr Adryan Herzog, o novo Comandante da Polícia Ambiental do Litoral Norte, o Tenente José Marques, o presidente do GERCO – Litoral Norte (Grupo Setorial de Gerenciamento Costeiro – Litoral Norte, SP), Sr. Paulo André, integrantes da Diretoria de Proteção e Fiscalização Ambiental do Estado, Gestores da Fundação Florestal de Caraguatatuba e São Sebastião, respectivamente Miguel Nema e Fernanda Cestari, e Dado Villas Boas do Conselho de meio Ambiente de Ubatuba.
Esta imersão prática visa o aprimoramento da leitura da paisagem dos ambientes costeiros para maior qualidade e assertividade nas ações de fiscalização e licenciamento ambiental. A participação de diferentes entidades envolvidas no processo de fiscalização permite discutir os aspectos ambientais e legais sob diferentes perspectivas.
Redação/Tamoios News