A Câmara de São Sebastião realizou, nesta terça-feira (7), uma homenagem ao compositor José Geraldo Lemos da Silva, autor do Hino Municipal, fixando uma placa em reconhecimento à sua contribuição cultural. José Geraldo faleceu no dia 20 de julho deste ano, e o ato, conduzido pela equipe do Arquivo Público, contou com a presença de familiares, vereadores e servidores da Casa.
Durante a solenidade, foi exibido um vídeo com registros do autor e feita uma execução instrumental do hino. Em discurso, a diretora do Arquivo Público, Tatiane Borborema, destacou o trabalho de preservação da memória cultural e anunciou a formação de um acervo permanente com materiais cedidos pela família.
José Geraldo Lemos da Silva nasceu em 27 de novembro de 1947, no Sítio Ponte de Pedra, distrito de Itajutiba (MG), ele veio para São Sebastião em 2003, estabelecendo-se no bairro de Boiçucanga. Foi ali que tomou conhecimento, em 2007, do concurso promovido para a criação do hino oficial da cidade.
Poeta desde os 14 anos, autor de trovas, poesias rimadas e composições musicais, mergulhou nos livros de história local e, inspirado por suas experiências e vivências na cidade, criou letra e melodia do hino vencedor.
“Por Deus somos privilegiados, sempre visitados por quem sempre quer voltar” é uma das estrofes que, segundo o autor, nasceu durante suas viagens de ônibus, observando o encantamento dos turistas com as paisagens e a cultura local.
O hino foi oficializado como patrimônio imaterial do município pela Lei Municipal 1.871/2007, e é cantado em todas as sessões solenes da Câmara.
Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião