Em 1º de outubro, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Porto Novo, em Caraguatatuba, recebeu seus primeiros visitantes de São Sebastião no Programa Educa Sabesp. Foram alunos da Escola Municipal Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, do bairro Enseada. A visitação acontece como complemento ao que os estudantes aprenderam sobre água e esgoto em sala de aula. A parceria foi oficializada pela gerente regional da Sabesp no Litoral Norte, Monica Riccitelli, e pela secretária de Educação de São Sebastião, Marta Braz.
A parceria beneficiará mais de 400 estudantes do município, contemplando ainda as escolas Prof. Walfrido Maciel Monteiro (Morro do Abrigo), Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro (Pontal da Cruz) e Henrique Botelho (Vila Amélia). As ações acontecem até o dia 23 de outubro, com as demais unidades escolares participantes.
Durante a ação, os alunos conheceram todas as etapas do tratamento de água e esgoto, desde a chegada da água bruta e a aplicação de produtos químicos até o resultado final: água potável de qualidade. A iniciativa é direcionada aos estudantes do 6º ano e inclui também a formação dos professores de Ciências, fortalecendo o aprendizado de forma prática e significativa.
Neste ano, São Sebastião é a segunda cidade do litoral norte a fechar a parceria com a Sabesp. Desde julho, cerca de 600 alunos da rede pública de Caraguatatuba participam das atividades em sala de aula e visitas à ETA Porto Novo.
Iniciado em 2022, o Educa Sabesp é um projeto de educação ambiental que visa conscientizar e educar estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental sobre a importância da preservação da água e dos recursos naturais. A iniciativa também cumpre papel importante no fortalecimento do ensino previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao aproximar os conteúdos trabalhados em sala de aula da realidade local e do cotidiano dos estudantes.
A coordenadora do Educa Sabesp, Carla Fenilli, destacou o impacto direto da ação: “Cada estudante que participa do Educa Sabesp se torna um agente de transformação em sua casa e comunidade. É ao despertar a consciência sobre a importância da água e do saneamento que conseguimos gerar impactos reais e duradouros.”
A gerente regional da Sabesp no Litoral Norte, Monica Riccitelli, ressaltou a parceria com a Prefeitura: “É uma grande satisfação ampliar essa parceria com a Secretaria da Educação de São Sebastião. A Sabesp acredita que a educação ambiental é a base para construirmos um futuro mais consciente e sustentável. Com o Educa Sabesp, oferecemos às crianças ferramentas para que se tornem agentes transformadores em suas comunidades, valorizando a água e o saneamento como pilares para uma vida com mais qualidade.”
A secretária da Educação de São Sebastião, Marta Braz, também ressaltou a importância da iniciativa: “O Educa Sabesp é uma oportunidade fundamental para nossos alunos vivenciarem na prática conceitos essenciais sobre a água, o saneamento e a preservação ambiental. Ao participarem de visitas técnicas e atividades interativas, especialmente os estudantes do 6º ano, fortalecemos a consciência ambiental e ampliamos o aprendizado de forma significativa.”
Fonte: Sabesp