A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu mais uma reunião do programa “Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais” (APELL), na última quarta-feira (8). O encontro reuniu integrantes da Petrobras da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) e da Transpetro, além da equipe da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba.
Durante a reunião, foram discutidas melhorias para o site do APELL Caraguatatuba, com o intuito de facilitar o acesso às informações e tornar mais simples o cadastro de voluntários interessados em participar das ações do programa. A atualização da plataforma busca aprimorar a comunicação com a população e fortalecer a rede de apoio comunitário.
A Transpetro também apresentou a proposta de realização de um simulado de emergência com a participação da comunidade e de órgãos parceiros na região do bairro Jardim Britânia. O exercício, que irá simular o vazamento de gás inflamável e condensado com vítimas, tem como objetivo testar os protocolos de resposta e aprimorar a integração entre os diferentes setores envolvidos.
Outro ponto de destaque da reunião foi o debate sobre a marcação das rotas de fuga e pontos de encontro a serem utilizados em casos de emergência, que reforçam a importância do planejamento conjunto entre os órgãos públicos, empresas e a comunidade.
APELL
O Programa APELL tem como objetivo preparar as comunidades próximas a áreas industriais e definir estratégias de alerta e resposta em situações de emergência.
O APELL Caraguatatuba é uma parceria entre Petrobras, governo municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Associação de Moradores do Jardim Britânia e Sociedade de Amigos do Bairro Pontal Santamarina.
Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba