Medida visa ensinar noções para identificação de sinais de parada cardiorrespiratória e técnicas de salvamento
Por Ricardo Hiar, de São Sebastião
O Corpo de Bombeiros iniciou nesta terça-feira (24), uma série de treinamentos que serão realizados em vários pontos do Litoral Norte, com o objetivo de alertar a população sobre um problema que atinge centenas de brasileiros todos os dias: a parada cardiorrespiratória. A ideia é ensinar os moradores da região em como identificar casos de ataques cardíacos e como agir nessas situações para tentar salvar as vítimas.
De acordo com o tenente André Smidi, responsável pelo grupamento em São Sebastião, muitas pessoas morrem em decorrência a paradas cardiorrespiratórias, por falta de um atendimento rápido. “Nossa meta é buscar através da parte educacional ensinar a um grande número de pessoas o que deve ser feito em uma situação de emergência enquanto o resgate não chega, podendo assim, em muitos casos, salvar uma vida”, disse.
Segundo dados recentes, 720 pessoas são vítimas diariamente no Brasil de ataques do coração, que representa um morte a cada um minuto e meio no país. A maior parte dos casos são de infarto do miocárdio.
Apesar dos dados alarmantes, cuidados simples, que podem ser adotados por qualquer pessoa, podem ajudar a salvar vidas. Conforme dados da saúde, reconhecer os sintomas e perceber a proximidade de uma parada cardíaca, pedir ajuda ao serviço de emergência e iniciar corretamente as compressões torácicas, aumentam em até quatro vezes as chances de sobrevivência de um paciente que teve parada cardíaca.
A campanha dos Bombeiros começou nesta terça em São Sebastião, no período das 11 às 15h. Os treinamentos foram divididos em sessões de 20 minutos cada e acontecem no Beira Praia Shopping, em Boiçucanga, na Costa Sul. Na quarta-feira (25), haverá outra rodada de treinos, desta vez, na Praça do Coreto, no centro de São Sebastião.
Na quinta-feira (26), das 10 às 14h, será a vez do público de Caraguatatuba contar com as atividades de orientação, na Praça Cândido Mota. Na sexta (27), os trabalhos seguirão para a região central de Ubatuba.
Durante cada encontro, o público também terá a possibilidade de conhecer as viaturas de bombeiros e equipamentos de salvamento. O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo realiza este treinamento desde 2010. Desde então, centenas de cidadãos já aprenderam a realizar as RPCs – manobras de massagem de ressuscitação cardiopulmonar.