Um cabo de alta tensão caiu sobre a guarita principal na entrada da praia da Juréia, em São Sebastião – SP, às 2h00 da madrugada do sábado (18), ocasionando um incêndio.
O vigia que estava dentro da guarita saltou pela janela no momento do acidente, pois o cabo quando se rompeu caiu na frente da porta.
Imediatamente foram acionados o Corpo de Bombeiros e a concessionária de energia EDP. Após 2 horas do chamado, nem a EDP, nem os Bombeiros haviam chegado ao local e a situação foi se agravando devido às chuvas, que iniciaram após o incêndio.
De acordo com a informação do Corpo de Bombeiros, a equipe recebeu o chamado via COBOM às 2h46 da manhã e chegou ao local por volta das 4h20, a demora se deu pela distância e fortes chuvas, necessitando cautela na direção do caminhão auto bomba. Quando chegaram só havia brasas devido o fogo ter consumido toda a guarita. Realizaram com cautela o resfriamento utilizando jatos intermitentes de água e deixaram o local em segurança e sinalizado. Porém a EDP não havia chegado enquanto a guarnição dos bombeiros estava no local.
A concessionária EDP chegou seis horas depois, apesar de serem informados de que o cabo possivelmente energizado estava no chão, impossibilitando qualquer tentativa de resgate.
Felizmente não houve vítimas, mas tudo o que havia dentro da guarita foi perdido: monitores, gravadores de imagens, rádios, celulares e até uma bicicleta.
Este acidente mostra a urgência de uma base do Corpo de Bombeiros na Costa Sul da cidade de São Sebastião, a distancia e as curvas da rodovia Rio/Santos, principalmente a serra entre Boiçucanga e Maresias, dificultam o atendimento com a rapidez necessária.
EDP
Questionada pela reportagem do Tamoios News, a EDP enviou uma nota:
“A EDP informa que registrou uma ocorrência na rede elétrica que abastece a região da avenida Guarani, na praia da Jureia, em São Sebastião, durante a madrugada de sábado (18). Uma equipe técnica foi enviada ao local para realização dos reparos necessários e o fornecimento de energia foi restabelecido na localidade.
A concessionária ressalta que, devido as fortes chuvas que atingiram a região neste fim de semana elevaram o nível de criticidade nos atendimentos em comparação com um dia normal de atuação.
Vale destacar que, em situações com grande volume de ocorrências como esta, a EDP atua com priorização no atendimento, primeiramente à hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados. Em alguns casos, os trabalhos são realizados em parceria com órgãos municipais, Defesa Civil, e o tempo de reparo das ocorrências varia de acordo com a dimensão dos danos em cada caso.”
Redação/Tamoios News