A capital paulista receberá, nos dias 4 e 5 de novembro, o Summit Agenda SP+Verde, evento internacional pré-COP30 que pretende colocar a economia circular no centro da discussão sobre sustentabilidade. Realizado no Parque Villa-Lobos, o encontro é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e Universidade de São Paulo (USP), com apoio da startup de logística reversa, Circular Brain.
Uma das ações práticas do evento será a coleta de resíduos eletrônicos, como celulares, notebooks, cabos e fones de ouvido. O material arrecadado será convertido em 1.024 mudas nativas de Mata Atlântica, sob coordenação da SOS Mata Atlântica — bioma considerado o mais ameaçado do país.
Na entrada do evento, um ponto de coleta estará disponível para quem quiser fazer o descarte responsável e ainda receber brindes. Equipamentos de grande porte, como geladeiras e fogões, poderão ser recolhidos gratuitamente em casa, por meio do serviço nacional de coleta da Circular Brain. Baterias, pilhas e toners não serão aceitos, por apresentarem alto risco ambiental.
De acordo com dados da ONU, o estado de São Paulo gera cerca de 525 mil toneladas de resíduos eletroeletrônicos por ano, mas menos de 3% tem destinação correta. O Brasil ocupa a quinta posição no ranking mundial de geração de lixo eletrônico, com 2,4 milhões de toneladas anuais.
O tema será abordado com profundidade no painel “Economia Circular como Estratégia de Valor”, no dia 5, das 10h15 às 11h15, que reunirá representantes da indústria, da academia e de iniciativas globais. O debate deve mostrar como modelos circulares podem gerar novas oportunidades de negócio, reduzir riscos e fortalecer cadeias produtivas.
Sobre o evento
O Summit Agenda SP+Verde é um evento pré-COP realizado pelo Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e USP. O encontro reunirá especialistas, lideranças e representantes da sociedade para debater o desenvolvimento sustentável e a economia verde. Uma estrutura completa está sendo preparada no Parque Villa-Lobos, com cinco palcos, rodada de negócios, área de inovação, Casa da Circularidade, espaço gastronômico e atrações culturais.
As discussões serão organizadas em quatro eixos temáticos: Finanças Verdes; Resiliência e o Futuro das Cidades; Justiça Climática e Sociobiodiversidade; e Transição Energética e Descarbonização. Uma trilha de economia circular percorrerá todos os palcos e se estenderá à Casa da Economia Circular, oferecendo vivências, workshops e experiências sob curadoria do Movimento Circular. Na área de inovação, universidades, institutos e distritos tecnológicos debaterão o papel da pesquisa e da tecnologia na transformação climática de São Paulo. No palco principal, a economia verde será o centro do debate, com a presença de lideranças políticas e convidados especiais.
A expectativa é receber 5 mil pessoas por dia, incluindo comitivas internacionais, representantes de governos, da academia, da iniciativa privada, investidores e organizações do terceiro setor. O Summit Agenda SP+Verde integra uma ampla mobilização pelo desenvolvimento sustentável, com patrocínio de Cosan, Comgas, Edge, Rumo, Sabesp, Itaú, Amazon, Votorantim Cimentos, EcoUrbis, Solvi, Loga, Motiva, EDP, Veolia, Metrô, Stellantis, Ecovias, Toyota e JHSF; e apoio institucional da Fiesp, Unica, Aesabesp, Abrainc, Secovi-SP, Associação Comercial de São Paulo, Abiogás, SP Águas, Cetesb, DER-SP, Fundação Florestal, Arsesp, Prefeitura de Campinas, B3, The Nature Conservancy, Cebds, Pacto Global, SOS Mata Atlântica, Movimento Circular, União BR, Circular Brain, CET-SP, Dia da Terra, Instituto de Conservação Costeira, Inovaclima, CGGI, IPT, Zeros, Ideia Sustentável, Kearney, Instituto Baccarelli, Zero Summit, Parque Villa-Lobos, NEOOH, Movimento Brasil e Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI).
Serviço: Summit Agenda SP+Verde
4 e 5 de novembro de 2025
Parque Villa-Lobos (entrada principal), São Paulo — SP
Entrada gratuita
Programação completa, retirada de ingressos e inscrições para visitas guiadas em: www.agendaspmaisverde.org.br
Fonte: SEMIL


