A professora de geografia Betânia de Lima, 31 anos, da rede municipal de Caraguatatuba, será a representante de São Paulo na etapa final da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2025, que acontece entre hoje (5) e amanhã (6), em Brasília (DF). Betânia foi um dos destaques nacionais na categoria engajamento de alunos, com o envolvimento de 299 estudantes do 8º e 9º anos da EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar. A educadora será representante do estado de São Paulo no seleto grupo de 27 professores de todo o Brasil, que terão seu trabalho reconhecido.
Neste ano, a ONEE, que é promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), teve volume recorde de inscrições, com a participação de mais de 350 mil alunos e 15 mil professores de todas as regiões do Brasil. A ação conta com o apoio da EDP, que estimulou o envolvimento das prefeituras e unidades de ensino de sua área de atuação. O objetivo da ONEE é fomentar o uso racional e seguro da energia elétrica.
Para Betânia, o engajamento dos alunos mostra também a proporção que o assunto tomou e a maneira como todos podem se engajar no dia a dia: “A ONEE me chamou muito a atenção por se tratar de um tema relevante e presente na rotina de todos. Também pelo formato: uma olimpíada mais curta e muito rica, fazendo uso de estratégias como a gamificação. Com o interesse, veio junto um grande engajamento que valeu muito a pena e que me trouxe esse resultado inesperado! Fiquei bastante contente quando vi a notícia e estou muito animada com a viagem para Brasília. Será uma honra representar meu estado e creio que será uma experiência única que irá trazer também uma visibilidade merecida para a educação de nossa cidade”, afirma a professora.
O gestor da EDP, Roberto Miranda, ressaltou o papel da Olimpíada como instrumento de participação da comunidade escolar em questões fundamentais para o futuro do planeta. “A ONEE traz para o dia a dia de alunos, pais e professores, temas relacionados à eficiência energética, destacando seu papel fundamental para questões urgentes para o planeta. Para a EDP, é motivo de grande satisfação apoiar uma iniciativa que une educação, ciência e cidadania”, afirmou.
Além do reconhecimento na cerimônia, a professora de Caraguatatuba também irá conhecer a ANEEL, participar de atividades de formação, e receber um prêmio em dinheiro como reconhecimento pelo engajamento: “Sei que teremos momentos de muito aprendizado lá, inclusive com colegas e estudantes do Brasil todo! Essa parte com certeza será uma das mais enriquecedoras para mim. Para uma professora de geografia, sei que uma oportunidade como essa vai trazer um impacto muito positivo para o cotidiano da sala de aula”, diz.
Com o objetivo de estimular a conscientização sobre o uso responsável da energia elétrica, a sustentabilidade e o pensamento crítico sobre o consumo de recursos naturais, a programação da ONEE inclui atividades formativas, desafios gamificados e provas interativas sobre o uso eficiente da energia. A iniciativa conta com o apoio das distribuidoras de energia elétrica de todo o país — entre elas, a EDP, responsável pela atuação nas cidades do Litoral Norte, Guarulhos, Alto Tietê e Vale do Paraíba.
Fonte: EDP



