A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), realiza nos dias 10, 11 e 13 de novembro, no Teatro Municipal, a 17ª edição do FestArt (Festival Estudantil de Teatro de São Sebastião), evento que tem como objetivo fomentar o movimento teatral nas escolas do município e valorizar a arte como instrumento de aprendizado e expressão.
O festival contará com oito apresentações teatrais, entre peças, cenas e esquetes, produzidas por alunos e professores do projeto ‘Jovens em Atuação’. Com textos autorais e adaptações criativas, o FestArt reforça a importância do teatro como ferramenta educacional, social e cultural, promovendo a formação artística dos estudantes e fortalecendo o vínculo entre a comunidade escolar e as artes cênicas.
As apresentações são dirigidas pelo educador Eduardo Eltin e pelas professoras Kaylla Prado e Shirlei Rodrigues, responsáveis por orientar os alunos em todas as etapas do processo artístico, dos ensaios à expressão corporal, interpretação e montagem dos espetáculos.
Idealizado originalmente pelo ator e diretor teatral Carlos Palmer, o FestArt foi realizado entre 2002 e 2009 e, desde então, foi retomado como culminância dos processos formativos do projeto Jovens em Atuação, que incentiva o estudo teórico e prático do teatro dentro das escolas municipais, por meio de encontros, oficinas e formações que aprofundam a compreensão da arte cênica.
Para a secretária da Educação, Marta Braz, o festival representa a união entre educação, cultura e protagonismo estudantil. “O FestArt é um espaço onde nossos estudantes expressam talento, criatividade e sensibilidade. O teatro contribui de forma significativa para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos alunos, além de fortalecer a identidade cultural das nossas escolas”, afirmou.
O compromisso da Prefeitura de São Sebastião sempre será promover a arte e a cultura como pilares da formação cidadã, incentivando o potencial criativo dos alunos e valorizando o trabalho dos educadores da rede municipal.
Programação do FestArt 2025
Segunda-feira (10/11)
14h – O Gato Malhado e a andorinha Sinhá – EM Prof.ª Guiomar Aparecida da Conceição Sousa (Boiçucanga)
15h – O doente imaginário – EM Prof.ª Sebastiana Costa Bittencourt (Barra de Una)
16h – A cidade sem cor – EM Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza (Maresias)
Terça-feira (11/11)
14h – O auto da barca do inferno? – EM Prof.ª Luiza Helena de Barros (Barequeçaba)
15h – Um mistério no sítio – EM Prof.ª Iraydes Lobo Vianna do Rego (Itatinga)
16h – O sonho de Bitita – EM Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano (Enseada)
Quinta-feira (13/11)
14h – Pluft, o fantasminha – EM Prof.ª Vilma Aparecida de Almeida Ribas (Boraceia)
15h – Os botões de Coraline – EM Prof.ª Patrícia Viviani Santana (Topolândia)
Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião



x