Cidades Geral

São Sebastião recebe reunião do Gerco com Mesas de Diálogo Ambiental

Tamoios News
Praia Perequê-Açu - Ubatuba - Imagem/Gerco

São Sebastião recebe dois eventos importantes que ajudam a elaborar ações de enfrentamento aos eventos climáticos extremos e promoção do equilíbrio ambiental. O primeiro encontro será a Mesa de Diálogo sobre Agroecologia, organizada pelo Grupo Setorial de Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte (Gerco), pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), pela Coordenadoria de Assistência Integral (Cati) e pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), na terça-feira (11/11), na Fazenda Santana, localizada no Pontal da Cruz.

A iniciativa busca conversar sobre a abrangência da agroecologia e sua relação com as bacias hidrográficas; tratar do planejamento ambiental do território e das questões do clima; além disso, trocar experiências e ideias sobre o tema em uma oficina participativa.

Para se inscrever na Mesa de Diálogo de Agroecologia, basta acessar o link: https://forms.gle/Sd4Ran6NqfCccmUo8.

Já na quinta-feira (13/11), das 8h às 17h, no Auditório Cynthia Cliquet Luciano, no bairro Enseada, localizado na Costa Norte, ocorrerá a 2ª Mesa de Diálogo: Equilíbrio Ambiental, Adaptação e Mudanças Climáticas, promovida pelo Gerco, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio ambiente (Semam).

O objetivo do evento é envolver os órgãos responsáveis e as comunidades relacionadas com as ações para enfrentamento aos eventos climáticos extremos e para promoção do equilíbrio ambiental.

Os temas em pauta são as previsões para o próximo verão, a estratégia para a construção dos Núcleos da Defesa Civil e o desenvolvimento dos Planos Locais de Redução de Risco de Desastres. Também serão apresentadas as ações planejadas pelas Defesas Civis municipais para o verão de 2025/2026 e discutida a organização de uma rede de diálogo entre os órgãos para agilizar procedimentos em situações emergenciais.

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário disponível no link: https://forms.gle/gm1MFjKBsZciK1Ty5.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente de São Sebastião e vice-presidente do Gerco-LN, Flávio Queiroz, essa iniciativa fortalece o diálogo entre municípios e instituições que atuam na gestão costeira e ambiental.

“É um momento importante para compartilharmos boas práticas, alinhar diretrizes e buscar soluções conjuntas para os desafios que impactam diretamente o Litoral Norte”, completou o secretário do Meio Ambiente.

O Gerco é grupo que desenvolve um conjunto de ações, procedimentos e instrumentos para a gestão dos recursos naturais da zona costeira, de forma integrada e participativa, visando a melhoria da qualidade de vida das populações.

Essa é a 2ª Mesa de Diálogo, porém, este já é o terceiro evento anual consecutivo sobre esse tema com apresentação das previsões para o verão por parte do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Defesa Civil Estadual, e definição de estratégias para enfrentamento das mudanças climáticas. O primeiro encontro foi virtual e os demais no Auditório da Escola Municipal Cynthia Cliquet Luciano.

Serviço:

1º Evento: Mesa de Agroecologia

Local: Fazenda Santana

Endereço: Rua Manuel Teixeira, 1.579, Pontal da Cruz

Data: 11 de novembro de 2025 (terça-feira)

Horário: 8h às 17h

Público estimado: 80 a 100 pessoas

Link para inscrição: https://forms.gle/gm1MFjKBsZciK1Ty5

Programação

8h30 – 9h  Café e boas-vindas

9h – 9h30 Mesa de Abertura: relação da agroecologia com a gestão das águas e o gerenciamento costeiro – Gerco, CBH-LN, Cati e municípios

9h30 – 11h20 Falas e Debate

– Panorama da Agroecologia no Litoral Norte – Cati e Ipesa;

– Planejamento Ambiental e Agroecologia – Biodiversidade Semil;

– Territórios Tradicionais: Agroecologia e Proteção das Águas – comunidades tradicionais.

11h20 – 11h40 Explicação sobre a dinâmica das oficinas

11h40 -12h30 Espaço interativo “conheça e ocupe seu território”

12h00 – 13h Almoço (lanche) e feirinha agroecológica

13h00 – 14h30 Oficinas temáticas para formulação de políticas públicas em Agroecologia:

1) Economia diversificada e em harmonia com o meio ambiente

2) Valorização da diversidade sociocultural

3) Equilíbrio ambiental e adaptação às mudanças climáticas

4) Qualidade de vida para todos

14h30- 16h Plenária e encerramento

 

2º Evento: Mesa de Diálogo: Equilíbrio Ambiental, Adaptação e Mudanças Climáticas

Local: Auditório da Escola Municipal Cinthia Cliquet

Endereço: Rua Castro Alves, 377, bairro Enseada

Data: 13 de novembro de 2025 (quinta-feira)

Horário: 8h às 17h

Link para inscrição: https://forms.gle/Sd4Ran6NqfCccmUo8