A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), celebra a eficácia do programa de entrega de insumos para tratamento do diabetes. A iniciativa é reconhecida por sua organização, eficiência e compromisso com o cuidado integral aos pacientes do município.
No Dia Mundial do Diabetes, celebrado na sexta-feira (14/11) não faltam motivos para comemorar. Em São Sebastião, a entrega ocorre na farmácia central, que fica no andar superior do Terminal Rodoviário, no Centro. O programa de diabetes existe no município há aproximadamente 10 anos.
Com esforço do prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, por meio de um protocolo especial criado em 2023, o município também passou a distribuir aos pacientes o sensor de monitoramento contínuo de glicose Freestyle Libre. Neste caso, destinado para crianças, adolescentes e, em alguns casos, também para outros pacientes com diabetes tipo 1 e 2, mediante critérios específicos e acompanhamento médico.
O município é o primeiro do Litoral Norte a ofertar o sensor de monitoramento contínuo de glicose em tempo real. O dispositivo representa um avanço importante no controle da doença sem a necessidade diária das picadas no dedo para realizar o dextro. O sensor, aplicado na parte posterior do braço, realiza leituras instantâneas da glicose pelo leitor ou smartphone, permitindo o monitoramento continuo e a detecção precoce das variações glicêmicas. Isso reduz complicações e melhora significativamente a qualidade de vida dos pacientes.
A entrega destes materiais como insulina e medidor de glicose geralmente é realizada pelas farmácias nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e também em farmácias conveniadas pelo programa federal ‘Aqui tem Farmácia Popular’.
Para participar, após a confirmação do diagnóstico, o paciente deve levar a receita atualizada pelo endocrinologista da rede municipal de saúde, relatório médico, além de um documento com foto e comprovante de residência.
Atualmente, o município possui 5.258 moradores com diabetes. O programa atende cerca de 500 pessoas entre homens, mulheres, idosos e crianças em toda a cidade. “A entrega ocorre em todas as farmácias da rede, que possuem um farmacêutico habilitado para o programa de insulinas, tanto na Costa Norte, como na Costa Sul”, explica a farmacêutica Gilmara Reste, responsável técnica pela farmácia central. “A entrega gratuita dos insumos e do medidor de glicose só é realizada na rede municipal”, destaca a farmacêutica.
O SUS garante tratamento integral fornecendo gratuitamente insulinas humanas NPH, Regular, Degludeca, Fiaspe, além das insulinas análogas de ação rápida e prolongada, aquelas que agem durante todo o dia. “A Farmácia Popular faz a entrega somente das insulinas NPH e regular”, completa.
Gilmara Reste lembra ainda que existe a entrega das insulinas NPH e Regular, também dispensadas pela rede pública municipal, por meio da receita médica do clínico dos PSFs. “Asparte, Glargina e Degludeca são do Programa de Insulinas Especiais, que são entregues com o protocolo do município após a avaliação do endocrinologista da rede”.
A Prefeitura de São Sebastião também realiza iniciativas voltadas a prevenção do diabetes nas 26 Unidades de Saúde Família (USFs) no município. “A melhor prevenção é a educação. O conhecimento é o caminho para frear o avanço da doença. Nossas ações já mostram resultados: hoje, as pessoas estão mais conscientes sobre o uso correto da medicação, a importância da alimentação equilibrada e da prática regular de exercícios físicos”, afirma a secretária-adjunta da Saúde, Mara Abreu.
A secretária ainda destacou que, com uma rede de atendimento estruturada, equipe técnica qualificada e investimento constante em inovação, o município “reafirma seu compromisso com a qualidade da assistência e o cuidado humanizado às pessoas com diabetes, fortalecendo o papel do SUS como instrumento de promoção da saúde e da vida”.
Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião



x