Com pesar comunicamos o falecimento do ex-prefeito Dr. João Siqueira, na quarta-feira (12), dia em que completou 90 anos de idade. João Siqueira administrou a cidade de São Sebastião no período de 1997/2000.
Curitibano, dentista formado na Universidade Federal do Paraná, João Siqueira completou 63 anos de vida caiçara em solo sebastianense, junto de sua mulher Priscilla e seus cincos filhos.
Em 1962, recém-casado, veio para a cidade com um grupo de amigos que tinha vivido uma experiência comunitária intensa em Lucélia, interior de SP. O objetivo do grupo era tocar o Hospital de Clínicas de São Sebastião, cujo prédio estava pronto mas não tinha corpo clínico. O grupo era formado pelo médico obstetra Zaire Rezende, depois eleito vereador, deputado federal e duas vezes prefeito de Uberlândia/MG; pelo cirurgião José Crispim de Carvalho Noronha; pelo médico anestesista Antônio Celso Escada, depois vereador e presidente da Câmara de São José dos Campos; e pelo casal Elisa Pinheiro Mendonça, obstetra, e Álvaro Mendonça, pediatra.
Sindicalista, vereador e três vezes provedor do hospital, ao assumir a prefeitura de São Sebastião no ano de 1997, encontrou um orçamento de 65 milhões, dívidas, salários do funcionalismo atrasados e 40 obras inacabadas, entre escolas, creches, postos de saúde e quadras esportivas. Ele terminou todas elas.
O seu trabalho foi sempre voltado para as necessidades básicas da população, preocupados em melhorar as condições de vida e oferecer serviços sempre melhores nas áreas de saúde, educação e transporte. João Siqueira nunca sofreu um processo e teve todas as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas.
Ele foi o responsável pela construção da casa de idosos, pela recepção à Whitbread, uma das maiores regatas de veleiros do mundo, e pela compra da Praia Grande, que pertencia à Comgás e ia ser privatizada, com risco de se transformar num condomínio particular. Siqueira foi negociar com o governo do estado e conseguiu que o município comprasse a praia até as vertentes, transformando-a no Balneário dos Trabalhadores, atualmente tão frequentado pela população local. Ele também recebeu um prêmio da UNICEF por manter 96 % das crianças na escola.
O corpo será encaminhado para Curitiba, por desejo de João Siqueira, para ser enterrado ao lado do pai. Mas família está organizando uma missa de sétimo dia em São Sebastião.
João Siqueira deixa a mulher Priscila, 0s cinco filhos, genros, noras e netos.
Redação/Tamoios News




x