Cidades Ilhabela

Empresa Acqua Vias SP vence leilão das “travessias de balsa” e será responsável pela operação de 14 linhas por 20 anos

Tamoios News
Imagem/Prefetiura Municipal de Ilhabela

O prefeito de Ilhabela e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale-LN),Toninho Colucci, acompanhou na última quinta-feira (13), ao lado do governador Tarcísio de Freitas, o leilão de concessão das travessias de balsa do Estado de São Paulo, realizado na B3, em São Paulo. O certame definiu a empresa Acqua Vias SP como vencedora, que será responsável pela operação de 14 linhas por 20 anos, com investimento previsto de R$ 2,5 bilhões.

Colucci vem acompanhando e defendendo o projeto desde o início, articulando junto ao Governo do Estado, em especial com a secretária Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende –  a necessidade urgente de modernização da travessia São Sebastião–Ilhabela — historicamente marcada por frota ultrapassada, frequentes interrupções e longos tempos de espera, especialmente na temporada de verão. Sua atuação direta, em diálogo constante com o governador Tarcísio, contribuiu para que o processo avançasse com prioridade e para que a população tivesse, finalmente, a perspectiva de um serviço moderno e eficiente.

A proposta vencedora apresentou desconto de 12,60% sobre a contraprestação do Estado, o que indica economia de recursos públicos e mais eficiência para o sistema.

Ao comemorar o resultado, Colucci destacou o simbolismo e a importância da decisão. Importante vitória! Novas balsas, mais tecnologia e mais qualidade para o povo de Ilhabela! Acabo de sair do leilão das travessias ao lado do governador Tarcísio. Ele tem honrado cada compromisso assumido com Ilhabela, e nossa parceria tem garantido avanços concretos para a mobilidade do nosso litoral! Quem mora e quem visita nosso paraíso merece cada esforço!”.

A concessão prevê a renovação completa da infraestrutura, incluindo a substituição gradual da atual frota movida a diesel por mais de 40 embarcações 100% elétricas, novos terminais, ambientes climatizados, banheiros acessíveis e áreas de alimentação, beneficiando cerca de 40 mil usuários diários entre São Sebastião e Ilhabela.

O projeto é também um dos maiores programas de descarbonização do transporte aquaviário no país, com redução estimada de 18 mil toneladas de CO₂ por ano, além de fortalecer o turismo e impulsionar o desenvolvimento regional, segundo a Companhia Paulista de Parcerias.

Para Colucci, a modernização do sistema representa um passo histórico para o futuro da região. “A travessia faz parte do nosso dia a dia. É o que conecta trabalhadores, estudantes, visitantes e garante o ritmo da nossa economia. Ver esse projeto avançar, depois de tantas décadas de espera, é motivo de orgulho e esperança para todos nós”, afirmou.

As 14 linhas incluídas na concessão atendem passageiros e veículos no Litoral Paulista, Região Metropolitana de São Paulo e Vale do Paraíba, somando cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos transportados por ano.