Dia 20 de novembro, a Casa Brasileira, em São Sebastião-SP, abre espaço para o samba na voz da cantora, instrumentista e compositora carioca, Ana Costa, com o show “Pra Recomeçar”
Indicada 4 vezes como a melhor cantora de samba e eleita Revelação no Prêmio Rival Petrobras, Ana Costa ganhou destaque pela revitalização do samba em terras cariocas. Com 6 CDs e 1 DVD lançados, sua música é uma verdadeira ode à cultura brasileira. É conhecida por sua atuação em projetos ligados ao samba de raiz, além de colaborações com artistas como Martinho da Vila, Zélia Duncan e Mart’nália. Seu trabalho une clássicos do samba a sonoridades contemporâneas, com influências da MPB e de música instrumental brasileira.
A artista iniciou sua carreira nos anos de 1990. Como compositora e produtora musical, em parceria com Zélia Duncan, compôs 16 músicas para o aclamado álbum “Eu sou mulher, eu sou Feliz”, e, recentemente, compôs as músicas do álbum “Sete mulheres pela independência do Brasil”. Sua expertise artística e técnica tem se destacado em colaborações com outros artistas, atuando como produtora musical e violonista e reforçando sua influência no cenário musical brasileiro em projetos como MARES (Mulheres Artistas em Residência), compondo ou fortalecendo outras mulheres artistas.
O álbum solo Pra Recomeçar foi lançado em 2024 pela cantora. Traz vários estilos musicais, com predominância do samba, e tem nove parcerias inéditas entre a cantora e o jornalista e compositor Lichote em um repertório que inclui clássicos do samba na belíssima voz de Ana Costa.
“Receber Ana Costa na Casa Brasileira, em São Sebastião, é uma tremenda alegria! Uma artista com importante trajetória dentro da música brasileira, do samba ao pop, e que atua pelo espaço da mulher dentro do meio. Desde o começo da década de 90 são muitos palcos, 6 discos, 7 projetos especiais, gravações e parcerias com Martinho da Vila, Mart’nalia, Zélia Duncan, Jorge Aragão e recentemente com a grande Nilze Carvalho, também instrumentista e compositora genial. Uma parte dessa história toda ela vai contar aqui na nossa Rua da Praia numa noite imperdível”, afirma a jornalista Patrícia Palumbo, que faz a curadoria musical para projetos do Instituto Mpumalanga.
O Show Pra Recomeçar, com Ana Costa, será na quinta-feira, 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, às 20h.
Entrada gratuita – Ingresso solidário 1 kg de alimento não perecível para doação à Fraternidade Povo de Rua de São Sebastião – Classificação: 16 anos
A Casa Brasileira é um espaço de construção de conhecimento, memória e de valorização dos saberes das comunidades tradicionais. Como Ponto de Cultura do Instituto Mpumalanga, busca contribuir com a educação pelas linguagens artísticas, formação de plateia, fomento à leitura e com a defesa do meio ambiente por meio das boas práticas Lixo Zero em nossas atividades, alinhadas aos ODS-Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
As atividades culturais na Casa Brasileira, em São Sebastião, são produzidas pelo Instituto Mpumalanga e realizadas com recursos do Fomento Cult SP/Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura/Governo Federal. SERVIÇO- Data – 20/11/2025 Horário – 20h Local – Casa Brasileira – Av. Dr. Altino Arantes, 80, Centro- São Sebastião SP Informações- whatsapp (55 11) 998388794.
Fonte: Assessoria de Imprensa


x