A precariedade da iluminação pública e a instabilidade no fornecimento de energia têm impactado moradores de várias regiões de São Sebastião (SP). Em bairros como Juquehy, Barequeçaba e Maresias, as reclamações envolvem desde apagões prolongados até riscos causados por fios e postes danificados.
Em Juquehy, a moradora Roberta Paulis denuncia os prejuízos e insegurança causadas pela falta de energia. De acordo com Roberta, ela já perdeu eletrodomésticos, como geladeira e duas televisões, devido às oscilações constantes. Em uma das ocorrências, um bambu caiu sobre a fiação e permaneceu por mais de 24 horas em seu quintal, representando risco de condução de energia elétrica. A moradora afirma ainda ter ficado até quatro dias sem luz e relata que, mesmo registrando diversas reclamações, foi informada de que a interrupção se devia aos ventos fortes e ao aumento da demanda. Além dos danos materiais e da perda de alimentos, Paulis se preocupa por viver essa situação tendo uma filha pequena. Moradora da Rua Benedito Vitorino dos Santos, ela conta que recentemente equipes realizaram manutenção, podaram os bambus e ajustaram o poste da região.
Em Barequeçaba, a falta de iluminação afeta diretamente a mobilidade e a sensação de segurança. Maria Eva, de 71 anos, diz que gostaria de manter o hábito de caminhar no período da noite, mas afirma que tem receio devido à escuridão das vias. Segundo a moradora, é difícil enxergar buracos na rua e ainda há preocupação com cachorros soltos. Mesmo quando há troca de lâmpadas, o serviço não supre a necessidade, já que a iluminação permanece insuficiente. Maria Eva mora na Rua Comendador Emílio Romi e relata que, quando as lâmpadas queimam, a substituição demora a acontecer, o que agrava o problema.
No bairro de Maresias, a moradora da Rua Nova Iguaçu, Dirceia Arruda de Oliveira, descreve um cenário de quedas frequentes de energia, principalmente em dias de chuva. Segundo Dirceia, a iluminação das ruas é deficiente e os apagões são recorrentes, o que compromete o cotidiano de quem vive na região.
Diante das reclamações que se multiplicam pelos bairros, a EDP, concessionária responsável pela manutenção da iluminação pública em São Sebastião, informou que reforçou o serviço de manutenção em toda a cidade.
Nota da EDP (na íntegra): A EDP informa que reforçou o serviço de manutenção dos pontos de iluminação na cidade de São Sebastião. O planejamento da ação foi realizado em parceria com a Prefeitura, com início de atuação no bairro Topolândia e região central. Além de equipe técnica exclusiva da concessionária para o serviço, outras equipes de campo que atuam no período noturno também contribuirão para a iniciativa.
Vale destacar que, por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a EDP contribui para ampliar a eficiência e modernização do parque de iluminação pública dos municípios de sua atuação. Em São Sebastião, nos últimos cinco anos, mais de 1.600 luminárias comuns foram substituídas pela tecnologia LED, que é mais econômica, sustentável e durável. O investimento da concessionária nos projetos para a cidade foi de mais de R$ 1,5 milhão.
Em São Sebastião, o planejamento para implantação de novas luminárias de iluminação pública é de responsabilidade do órgão municipal. A EDP atua na manutenção dos pontos existentes por meio de liminar judicial que segue em andamento.
Redação/Tamoios News


x