A médica anestesista Daniela Medeiros, é incansável nos cuidados com as cirurgias pediátricas. Com 27 anos de carreira, está sempre à procura de algum método para que os procedimentos nas crianças sejam menos traumáticos. Assim que leu uma reportagem do Hospital Regional do Litoral Norte, sobre uma doação de carrinho elétrico para conduzir as crianças ao centro cirúrgico, não perdeu tempo e foi atrás de algum doador. Rapidamente conseguiu a doação de um jeep com controle remoto para o Hospital Municipal Mário Covas Júnior, em Ilhabela – SP.
Segundo a Dra. Daniela, a expectativa é que essa experiência torne as cirurgias pediátricas mais leves e divertidas, contribuindo para reduzir a ansiedade dos pequenos pacientes. “Com isso, tanto as crianças ficam mais tranquilas para as cirurgias como também os pais, que ao invés de entregarem seus filhos nas mãos do anestesista chorando, com medo, eles entregam a criança brincando,” concluí a médica.
O trabalho da Dra. Daniela direcionado às crianças é de longa data. Ela conta que quando trabalhava no hospital público estadual Darcy Vargas, em São Paulo, ainda recém-formada, se apaixonou pela anestesia pediátrica. Na época participava de vários congressos e em um deles teve acesso ao livro Fazedores de Sonhos. O livro aborda de forma lúdica o que vai acontecer com a criança assim que ela entrar no centro cirúrgico.
A médica adotou e adaptou o método como a “Máquina dos Sonhos”, para anestesiar seus pequenos pacientes nos hospitais de São Sebastião e Ilhabela . Ela apresenta o livrinho no quarto para a mãe da criança ler. Assim que a criança entra no centro cirúrgico ela pergunta o sonho escolhido e enquanto a criança assiste a sequência no celular adaptado sobre a mesa cirúrgica, Daniela conecta a “máquina dos sonhos” e assim tranquilamente inicia a sedação.
Atualmente, a Dra. Daniela é diretora técnica do Hospital Municipal Mário Covas Júnior, em Ilhabela, e atua como anestesiologista no próprio hospital e no Hospital de Clínicas de São Sebastião. É formada desde 1998, na Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista – UNESP, com especialização em Anestesiologia e em Área de Atuação em Dor.
Redação/Tamoios News

x