Caraguatatuba Cidades

Projeto Guardião da Costeira de Caraguatatuba vence no 2º Prêmio AMVALE de Gestão Responsável 2025

Tamoios News
Imagem/Prefeitura Municipal de Caraguatatuba

O projeto Guardião da Costeira de Caraguatatuba foi o vencedor da categoria Especial – Terceiro Setor do 2º Prêmio AMVALE de Gestão Responsável 2025. A cerimônia foi realizada na quinta-feira (27), em Tremembé (SP), e reconheceu iniciativas que fortalecem a transparência, sustentabilidade, eficiência administrativa e o impacto social positivo na gestão pública.

Idealizado pelo morador Gigliardi Ferreira, o projeto mobiliza a sociedade civil para a proteção das áreas costeiras e para a promoção da educação ambiental, tornando-se referência em engajamento comunitário.

A premiação é organizada pela Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte (AMVALE). Nesta edição, 34 cidades inscreveram 232 iniciativas, das quais 93 chegaram à fase final, distribuídas em 20 categorias.

Além da vitória na categoria especial, Caraguatatuba também se destacou como finalista em outras duas modalidades. O Festival do Mexilhão, desenvolvido pela Secretaria de Turismo em parceria com a Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) concorreu na categoria 8 – Trabalho e Crescimento Econômico e, o Programa de Recuperação de Vegetação de Praias (Jundu), executado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, foi finalista na categoria 15 – Vida Terrestre.

De acordo com o ganhador do prêmio, Gigliardi Ferreira, a natureza foi a grande vencedora da noite. “Esse prêmio não é só meu, é de todos nós. Represento uma cidade que acredita na preservação e que me apoia nesse trabalho. Estar na cerimônia ao lado do prefeito, secretários, amigos e parceiros foi uma honra. Esse reconhecimento reforça que o trabalho está sendo feito e que a Secretaria de Meio Ambiente está de parabéns. Sou grato a todos que acreditam na causa. Esse prêmio é um mérito coletivo”, afirmou.

A premiação contou com a presença do prefeito Mateus Silva, do vice-prefeito Sérgio Braz, do secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Auracy Mansano Filho, da secretária-adjunta Ana Carolina Muri, do diretor de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, Luís Eduardo Duarte Fernandes, do presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Adba Cuba, da coordenadora de Planejamento da Secretaria de Turismo, Bruna Caldas, e do presidente da Associação dos Maricultores e Pescadores da Cocanha (MAPEC), José Luiz.

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba