A Prefeitura de Ilhabela segue fortalecendo o trabalho de organização da orla e, na última quinta-feira (4), promoveu mais uma reunião com um dos segmentos diretamente envolvidos nas atividades náuticas do município. Participaram representantes do Yacht Club de Ilhabela, Pindá Iate Clube, Náutica Mistral, Marina Lisarb, Ilhajet, Marina Porto Ilhabela e Centro Náutico Ilhabela.
O encontro integra uma série de reuniões já realizadas com quiosques, bares, restaurantes, ambulantes, barracas de praia, prestadores de passeios e locadores de caiaques e equipamentos náuticos, em preparação para a temporada de verão.
Durante a reunião, foram debatidos temas como descida e subida de embarcações, manobras seguras, estacionamento de carretas e o papel das marinas no apoio à segurança da navegação. Para reforçar a organização da orla, o município instalará placas orientando moradores e turistas a não estacionar veículos e carretas na areia, além de intensificar a fiscalização nas áreas de maior movimento.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, destacou que o trabalho representa um avanço importante. “Será efetivo o ordenamento do uso da orla, garantindo espaço para os banhistas e usuários das praias. A ideia é que todos possam desfrutar da orla com segurança”, afirmou.
Ações de ordenamento seguem avançando na orla
Na última semana, a Prefeitura também realizou umaação conjunta de ordenamento marítimo nas Praias de Santa Teresa e Saco da Capela, com apoio da Secretaria de Governo, Secretaria de Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura e da Secretaria de Mobilidade e Segurança – Departamento de Fiscalização.
Cerca de 50 embarcações foram notificadas e identificadas com adesivos do Departamento de Fiscalização, com prazo de 10 dias para regularização. Durante a operação, também foram retiradas carcaças de barcos, restos de isopor e carretas abandonadas, contribuindo para a limpeza e segurança da faixa de areia.
Trabalho faz parte do projeto de reordenamento da orla para a temporada 2025/2026
As ações integram o projeto desenvolvido pela Prefeitura de Ilhabela para reordenar as atividades ao longo da orla marítima, restabelecendo organização, beleza e segurança, e garantindo uma experiência de qualidade a moradores e visitantes. O município atua com base nos princípios legais que reconhecem a praia como bem de uso comum, assegurando a intervenção sempre que necessária para preservar esse patrimônio público.
Em caso de irregularidades, o setor de fiscalização pode ser acionado pelos telefones (12) 3896-9218 e (12) 99663-7200. Denúncias também podem ser feitas à Delegacia da Capitania dos Portos: (12) 3892-1550.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela

x