A Câmara Municipal de Ubatuba ganhou uma nova representação feminina. Jocely Ramos dos Reis Marco, 43 anos, professora e nascida no município, assumiu o cargo de vereadora após o afastamento do vereador Adão Pereira dos Santos (PSB), condenado por crime ambiental em novembro de 2025.
Com trajetória marcada pela educação, pelo voluntariado e pela articulação de recursos para a cidade, Jocely chega ao Legislativo com a proposta de construir um mandato próximo da comunidade e pautado em cuidado, responsabilidade e diálogo.
Professora de formação, Jocely afirma que tem atuação na defesa do piso salarial da categoria e em iniciativas sociais. No último ano, de acordo com a professora, fez parte da destinação de mais de R$ 500 mil para a APEAU (Associação dos Pais e Educadores de Autistas de Ubatuba), o que reforçaria seu compromisso com famílias atípicas e com políticas voltadas às necessidades específicas de crianças e jovens do município.
Para Jocely, estar no Legislativo é ocupar um espaço historicamente negado às mulheres. “Ser uma mulher no Legislativo de Ubatuba hoje representa ocupar um espaço historicamente anulado a nós, trazendo sensibilidade, firmeza e compromisso com uma cidade mais justa. É dar voz ao que muitas vezes foi silenciado e trabalhar com coragem para transformar a vida das pessoas do nosso município”, afirma.
A professora destaca ainda que sua relação com a política começou antes mesmo de assumir um cargo público. “A política se faz todos os dias. Não é preciso ocupar uma cadeira para exercer a política: como professora, sei que o simples ato de educar já transforma realidades. Ingressei na política partidária a convite de um grupo de homens que acreditam em uma forma diferente de cuidar da nossa cidade. No início, tive receios, mas aceitei o desafio e, desde então, não parei mais”, relembra.
Com foco especial em educação e saúde, áreas que considera as principais preocupações do município, a nova vereadora pretende fortalecer políticas de atenção à mulher, apoiar famílias atípicas, garantir avanços na rede municipal de ensino e contribuir para que Ubatuba se desenvolva de maneira mais humana e sustentável.
Segundo Jocely, o mandato que inicia será construído a muitas mãos: “Quero construir um mandato junto da comunidade, ouvindo as pessoas, compartilhando decisões e transformando cada demanda em ação concreta. Um mandato coletivo, dialogado e verdadeiramente alinhado com quem vive a cidade”, ressalta a professora que acrescenta que seus objetivos estão a construção de um legado sólido e participativo. “Desejo que todas as pessoas se sintam incluídas nas decisões e orgulhosas dos resultados que alcançarmos coletivamente. Meu foco é e sempre será a educação, alunos, gestores, professores, funcionários e as famílias da nossa comunidade escolar. Quero que todo o município avance com mais cuidado, responsabilidade e humanidade”, finalizou.
A nova vereadora inicia seu mandato com a promessa de ser ponte entre as demandas da população e o poder público, para levar para a Câmara Municipal de Ubatuba a experiência da sala de aula e a sensibilidade do trabalho social.
Redação/Tamoios News

x