Desde a inauguração dos Contornos Norte e Sul da Rodovia dos Tamoios, motoristas se deparam constantemente com ciclistas transitando nos túneis.
Os ciclistas não respeitam as placas de sinalização indicando a proibição de pedalar dentro dos túneis e correm o risco de acidentes graves devido a falta de acostamento ou faixa exclusiva.
Os túneis são projetados para veículos motorizados, com alta velocidade, iluminação específica e fluxo intenso. Além de serem locais confinados e extensos, expondo os ciclistas aos gases poluentes expelidos pelos carros.
A reportagem do Tamoios News recebeu várias reclamações de motoristas sobre os ciclistas nos túneis do Contorno Sul. E são unânimes em mencionar sobre o perigo de colidir com uma bicicleta ou, ao desviar, uma colisão lateral com outro veículo. Um motorista que não quer se identificar questionou sobre a velocidade em que os veículos transitam nos túneis: “Os carros ultrapassam no dobro da velocidade permitida, a qualquer momento pode acontecer um grave acidente, até com ciclistas”.
O Art. 244, § 1º, b, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), proíbe o trânsito de bicicletas em rodovias (vias de trânsito rápido) e túneis, exceto se houver acostamento ou faixa de rolamento própria para elas, o que não existe nos túneis da Tamoios. A infração é considerada leve/média, com penalidade de multa e medida administrativa de retenção da bicicleta.
As regras existem, e ciclistas são usuários do trânsito com deveres e principalmente responsabilidades para respeitarem as Leis e evitarem acidentes.
Vídeo/Anderson Soares
Concessionária Tamoios
Questionada pela reportagem do Tamoios News a assessoria de imprensa da Concessionária enviou a seguinte nota:
“Há sinalização que indica a proibição de pedestres e ciclistas no interior dos túneis da Tamoios, pois os túneis são locais confinados e/ou extensos, com exposição aos gases dos veículos, sem ciclovias ou ciclofaixas. Por questão de segurança, os túneis possuem sinalização indicando a proibição.”
Redação/Tamoios News




