Cidades São Sebastião

Alerta do Cemaden aponta risco alto para escorregamento de terra em São Sebastião

Tamoios News
Chuvas Fortes

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) aponta alto risco para escorregamento de terra em São Sebastião.  Boletim emitido às 19h20 mostra que os maiores volumes de chuvas que caem desde o meio da tarde desta terça-feira (16/12) foram na Costa Sul, principalmente em Toque Toque Pequeno como 30 milímetros (equivalente a 30 litros por metro quadrado em 1h e 142mm em 24h; em Paúba onde a estação pluviométrica 25 mm em 1h e 131 mm em 24h; e em Maresias, com 26 mm em 1h e 96 mm em 24h.

A previsão meteorológica indica continuidade nas condições de chuvas fortes que deverá se estender à noite e madrugada. Nessas condições, o cenário de risco de movimentos de massa no município pode se agravar.

O município já colocou em ação o seu Plano de Contingência Municipal com a abertura do Ponto Seguro no bairro da Topolândia, na região central, para onde os moradores do bairro, Itatinga e Olaria podem se dirigir caso não se sintam seguros em suas residências, e aguardar até o término da chuva.

O coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Ricardo Cardoso dos Santos, explicou que, se houver necessidade, será aberto o abrigo para a população dessa região. “As equipes do Fundo Social, Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social) e outras secretarias que fazem parte do plano de contingência já estão de prontidão”.

Juntamente com o prefeito Reinaldinho Moreira, a equipe da Defesa Civil segue para Maresias para avaliar a situação. Servidores da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) estão nas ruas garantindo a limpeza para o escoamento mais rápido das águas.

Prefeitura Municipal de São Sebastião – Atualizado às 20h45