A Polícia Militar está atuando intensamente na segurança das cidades do Litoral Norte Paulista. Nesta segunda semana da Operação Verão 2025/2026, entre os dias 26 de dezembro a 02 de janeiro, foram presos 18 criminosos por diversos crimes, furto, roubo, corrupção de menores, tentativa de homicídio, homicídio, receptação, procurados pela justiça por suspensão do benefício de saída temporária e não cumprimento do pagamento de pensão alimentícia, posse irregular de arma de fogo, tráfico de drogas e até cárcere privado.
Na primeira semana da Operação Verão, entre os dias 19 a 25 de dezembro, os policiais militares prenderam 17 criminosos pelos crimes de homicídio, roubo, furto, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, estupro de vulnerável e desacato.
Confira a seguir as ocorrências por datas:
Dia 26 de dezembro
– Durante patrulhamento pela região de Boiçucanga, em São Sebastião/SP, a equipe policial foi acionada via COPOM após o solicitante informar que, por meio das câmeras de monitoramento de sua residência, em Cambury, visualizava um indivíduo no interior do imóvel praticando furto. De imediato, a equipe deslocou-se até o endereço indicado, onde encontrou o portão da residência fechado e trancado. Diante da situação de flagrante delito, entraram para averiguação e localizaram um indivíduo no interior do imóvel portando uma mochila contendo fios de cobre, uma câmera e utensílios utilizados para a prática de furto. Questionado, o criminoso confessou que havia pulado o portão com a intenção de subtrair fios de cobre para posterior revenda. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante pelo crime de furto qualificado, previsto no artigo 155 do Código Penal.
– Policiais militares da Força Tática realizaram a prisão de um indivíduo procurado pela Justiça no bairro Massaguaçu, em Caraguatatuba/SP. Durante patrulhamento tático a equipe visualizou um indivíduo já conhecido nos meios policiais por possuir mandado de prisão em aberto. Diante da fundada suspeita, foi realizada a abordagem, não sendo localizado qualquer objeto ilícito em sua posse. Em consulta via COPOM, bem como em pesquisa junto ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), foi confirmada a existência de mandado de prisão vigente em desfavor do abordado, fundamentado no artigo 244-B da Lei nº 8.069/90, pelo crime de corrupção de menores.
Dia 27 de dezembro
– Durante patrulhamento de rotina pela Rua Salvador Corrêa, com a Rua Professor Thomas Galhardo, em Ubatuba – SP, a equipe da polícia militar realizou a abordagem de um indivíduo. Na busca pessoal, nada de ilícito foi localizado. Em consulta aos sistemas via COPOM, foi constatado que havia mandado de prisão em aberto em desfavor do abordado, pelo crime de furto, previsto no Art. 155 do Código Penal.
– A Polícia Militar prendeu um criminoso por furto a residências no bairro do Bexiga, em Ilhabela/SP. As equipes foram acionadas via COPOM para atendimento de furto em andamento. No local, o morador relatou que, ao retornar à residência, encontrou a porta arrombada, o interior do imóvel completamente revirado e diversos pertences subtraídos. Durante a averiguação, os policiais constataram que a cerca de divisa da residência estava danificada, indicando que o criminoso havia acessado o imóvel vizinho. Na segunda residência, também com sinais de arrombamento, foram localizadas mochilas contendo diversos objetos furtados. Em continuidade às buscas, o criminoso foi encontrado escondido em um dos quartos, debaixo de um edredom. Durante a abordagem, foi localizada em sua posse a quantia de R$ 151,00 em dinheiro, além de diversos objetos provenientes dos furtos. Diante dos fatos, o criminoso foi preso em flagrante e todos os objetos recuperados foram devolvidos aos proprietários.
Dia 28 de dezembro
– A Polícia Militar, por meio da equipe de Força Tática, prendeu um criminoso de 20 anos, procurado pela Justiça, na região central de Caraguatatuba/SP. Durante patrulhamento pela área central, a equipe policial visualizou um indivíduo já conhecido nos meios policiais por estar com mandado de prisão em aberto. Foi realizada a abordagem e, após consulta via COPOM, confirmou-se a existência de mandado de prisão vigente, expedido com base no Artigo 121 do Código Penal, Crime de Homicídio.
– A Polícia Militar prendeu dois criminosos em flagrante por tentativa de homicídio e posse irregular de arma de fogo, durante ação policial nos bairros Rio do Ouro e Ponte Seca em Caraguatatuba/SP. Após tomar ciência de uma tentativa de homicídio ocorrida na área central da cidade, a equipe policial iniciou diligências e saturação nos bairros onde os envolvidos residiam. Durante a ação, um dos criminosos foi localizado e reconhecido, sendo confirmada sua participação no crime. No decorrer da abordagem, a equipe obteve informações que levaram à localização de outro criminoso e da arma de fogo utilizada, um revólver calibre .22, além de munições intactas, as quais foram apreendidas.
– A Polícia Militar prendeu um criminoso, de 23 anos, por tentativa de homicídio, na região central de Caraguatatuba. A equipe da Força Tática foi acionada via COPOM após informação de um homem baleado durante as festividades de fim de ano, na Praça de Eventos. De imediato, os policiais deslocaram-se ao local, onde a vítima relatou ter sido alvejada por disparo de arma de fogo, indicando as características do autor. De posse das informações, a equipe intensificou o patrulhamento e, pela Rua Antônio José Duarte, abordou um veículo com quatro ocupantes. Durante a ação, um dos indivíduos tentou se esconder no interior do automóvel, o que motivou a abordagem policial. No momento da averiguação, o criminoso confessou ser o autor do disparo e informou que a arma utilizada estava escondida sob o banco do motorista. Em revista veicular, os policiais localizaram um revólver calibre .38, contendo munições intactas e deflagradas.
– A Polícia Militar prendeu um criminoso por tráfico de drogas no bairro Perequê-Mirim, em Caraguatatuba/SP, após receber informações de populares sobre a comercialização de entorpecentes nas proximidades de uma escola municipal e de um prédio público desativado. No período da manhã foram realizadas diversas abordagens preventivas na região, sem localização de ilícitos. Já no período da tarde, a equipe retornou ao local indicado e conseguiu abordar o criminoso com as características informadas. Durante a ação policial, foram apreendidos 17 eppendorfs de substância análoga ao crack, totalizando aproximadamente 23 gramas, além de R$ 34,00 em dinheiro, valor proveniente da mercancia do entorpecente. O criminoso tentou dificultar a identificação fornecendo dados falsos, porém foi corretamente identificado, constatando-se ainda antecedente criminal por roubo.
– A Polícia Militar realizou a captura de um criminoso no bairro de Maresias, em São Sebastião/SP, em cumprimento à ordem judicial de suspensão do benefício de saída temporária. A equipe policial, ciente da determinação judicial referente ao crime de tráfico de drogas (artigo 33 da Lei nº 11.343/06), deslocou-se até o endereço informado, onde localizou o criminoso e o cientificou formalmente acerca da revogação do benefício. Diante da ordem judicial, o criminoso acompanhou a equipe policial para as providências legais, sendo posteriormente apresentado ao sistema prisional.
– A Polícia Militar realizou a prisão de um criminoso no bairro Jaraguá, em São Sebastião/SP, durante patrulhamento da Força Tática. A ação ocorreu pela Travessa Vale Verde, quando a equipe policial avistou um indivíduo em atitude suspeita em frente a um imóvel. Ao notar a aproximação da viatura, o criminoso tentou se evadir para o interior da residência, sendo prontamente alcançado e abordado. Durante a averiguação, foi constatado, por meio de consulta aos sistemas informatizados, que o criminoso cumpria pena pelo crime de tráfico de drogas, previsto no artigo 33 da Lei nº 11.343/06, e estava com o benefício da saída temporária suspenso por determinação judicial, devendo ser imediatamente reconduzido ao sistema prisional.
Dia 29 de dezembro
– A Polícia Militar prendeu um criminoso procurado pela Justiça durante patrulhamento realizado na Avenida Padre Manoel da Nóbrega, em Ubatuba/SP. Durante a ação policial, o indivíduo foi abordado e submetido à busca pessoal, não sendo localizado nenhum objeto ilícito. Contudo, após consulta aos sistemas policiais, foi constatada a existência de mandado de prisão em aberto em seu desfavor, referente ao artigo Art. 244 do Código Penal, não cumprimento do pagamento de pensão alimentícia judicialmente estabelecida.
Dia 30 de dezembro
– A Polícia Militar prendeu um criminoso pelo crime de receptação no bairro Travessão, em Caraguatatuba/SP. Após receber informações sobre o furto de uma motocicleta ocorrido no dia anterior no município de São Sebastião, as equipes intensificaram o patrulhamento com o objetivo de localizar o veículo subtraído. Durante a ação policial, os militares visualizaram uma motocicleta sem placa, conduzida por um indivíduo sem capacete. Ao perceber a aproximação da viatura, o criminoso tentou fugir, abandonando a motocicleta, que caiu ao solo. O indivíduo foi abordado e detido, sendo constatado que o veículo possuía registro de furto.
Dia 31 de dezembro
– Equipe da Polícia Militar em patrulhamento, na área central de São Sebastião/SP, foi acionada por populares para atendimento de ocorrência, em que uma mulher pedia socorro no interior de uma residência. No local, a vítima que se encontrava com mal súbito e sinais de embriaguez, relatou estar presa e não saber como chegou ali, alegando que um indivíduo a teria deixado presa naquele ambiente. Logo em seguida visualizou e reconheceu o indivíduo, que estava próximo a equipe. Diante dos fatos, a vítima foi encaminhada pela unidade do SAMU para o U.P.A de São Sebastião, onde permaneceu em observação médica e o autor foi conduzido ao 1° DP de São Sebastião pela suspeita de cárcere privado.
– Equipes da Polícia Militar, tiveram êxito em deter um criminoso que portava uma arma de fogo calibre 9mm, além de entorpecentes (maconha e lança perfume).
A ação ocorreu durante o patrulhamento na Rua Cândida dos Prazeres de Moura, em Caraguatatuba/SP, resultando na apreensão do armamento e do material ilícito.
– Durante patrulhamento da Força Tática em Caraguatatuba, policiais militares prenderam um criminoso por tentativa de homicídio após serem acionados via COPOM. Com base nas características informadas, a equipe localizou o indivíduo nas imediações do local dos fatos. Ao perceber a aproximação policial, o criminoso tentou fugir, dispensando uma peça de vestuário e um revólver calibre .38, marca Taurus, com numeração suprimida, além de munições, sendo uma deflagrada. Após breve acompanhamento, o indivíduo foi abordado e preso em flagrante, com enquadramento no art. 121 do Código Penal, tentativa de homicídio.
Dia 01 de janeiro
– Policiais militares da Operação Verão 25/26, realizavam patrulhamento pela Avenida Geraldo Nogueira da Silva, nas proximidades do Quiosque 7, no bairro Praia das Palmeiras, em Caraguatatuba/SP, quando foram alertados por populares sobre uma briga em andamento. Ao chegarem no local, os policiais localizaram um criminoso armado com uma faca, o qual foi imediatamente contido após obedecer às ordens legais, sendo algemado para garantir a segurança da equipe e de terceiros. Nas proximidades, foi encontrado um homem caído ao solo, com múltiplas perfurações provocadas por arma branca. A equipe de resgate compareceu ao local e constatou o óbito da vítima. Diante da materialidade do crime e da confissão do autor, os policiais militares deram voz de prisão em flagrante ao criminoso pelo crime de homicídio, procedendo à sua condução à unidade policial competente.
Dia 02 de janeiro
Uma equipe da Polícia Militar realizou a abordagem de um criminoso no bairro Morro do Algodão, em Caraguatatuba/SP, o qual encontrava-se em gozo de saída temporária do sistema prisional, fazendo uso de tornozeleira eletrônica. Durante a averiguação, em consulta aos sistemas operacionais, foi constatada a existência de decisão judicial determinando a suspensão do benefício da saída temporária, bem como a imediata recondução do apenado ao estabelecimento prisional.
Os militares encaminharam todos os criminosos para as delegacias da Polícia Civil das respectivas cidades, onde permanecem presos à disposição da Justiça.
Redação/Tamoios News




