Caraguatatuba Cidades

Polícia Civil de Caraguatatuba combate grilagem de terras

Tamoios News
Imagem/Delegacia da Polícia de Caraguatatuba

A  Delegacia de Polícia Civil de Caraguatatuba realizou nesta sexta-feira (23), diligências com o objetivo de reduzir invasões de terras e identificar e prender grileiros, intensificando as investigações voltadas ao combate à grilagem de terras no município, prática criminosa que causa graves prejuízos ao ordenamento urbano, ao meio ambiente e à segurança jurídica da população.

As ações estão sendo conduzidas por meio de inquéritos policiais que apuram invasões de terras privadas e públicas , fraudes documentais, falsificação de registros, uso de documentos ideologicamente falsos e a atuação de organizações criminosas voltadas à apropriação ilegal de áreas públicas e privadas, especialmente em regiões de expansão urbana e ambientalmente sensíveis, como áreas de preservação permanente.

As diligências investigativas foram realizadas em uma região de mata invadida no bairro Rio do Ouro, e contaram com uma força tarefa composta de policiais civis, pelo Instituto de Criminalística de São Paulo, pela Secretaria de Urbanismo e Conduta e a Secretaria de Habitação da Prefeitura de Caraguatatuba , além das concessionárias EDP e Sabesp.

A Polícia Civil informa que as investigações envolvem a análise minuciosa de registros imobiliários, contratos, escrituras, além do cruzamento de informações com órgãos municipais, estaduais e cartórios, bem como a oitiva de testemunhas e vítimas. As diligências também buscam identificar eventuais responsabilidades de intermediários e beneficiários das irregularidades que se associam de forma organizada para a prática desses crimes.

A Polícia Civil de Caraguatatuba ressalta que a grilagem é um crime complexo, que frequentemente se associa a outros ilícitos, como estelionato, lavagem de dinheiro, crimes ambientais e organização criminosa, razão pela qual as apurações são conduzidas de forma técnica e aprofundada.

A instituição reafirma seu compromisso com a legalidade, a proteção do patrimônio público e privado e a preservação do meio ambiente, destacando que denúncias da população são fundamentais para o avanço das investigações.

Informações podem ser repassadas de forma sigilosa pelos canais oficiais da Polícia Civil através do Disque 181 ou pelo site Web Denúncia do Estado de São Paulo.

As investigações seguem em andamento e novas operações irão continuar pela cidade.

Fonte/Vídeo: Políca Civil de Caraguatatuba