Ferryboat passou por reforma geral e completa a frota de sete embarcações para atender a demanda do Carnaval
Por Gustavo Nascimento, de Ilhabela
Atendendo a uma reivindicação antiga dos usuários do serviço de travessias de balsas entre São Sebastião e Ilhabela, a balsa FB-25, que foi remodelada, tem capacidade para transportar até 85 veículos e 359 passageiros. Segundo a Dersa, o ferryboat já retornou para o litoral e entra em operação neste final de semana.
Classificada pela estatal como “gigante”, a embarcação passou por reforma e adaptação à acessibilidade. Suas dimensões são de 76 metros de comprimento, 17 metros de boca (largura) e 2,5 metros de pontal (altura). O investimento total chegou a R$ 5,3 milhões.
A chegada da embarcação também contará com uma cerimônia de entrega na próxima segunda-feira (20). Segundo as primeiras informações, por volta das 13h30 a embarcação FB-25 sairá de Ilhabela com uma comitiva, formada por representantes da Prefeitura de Ilhabela, até a Dersa, em São Sebastião. No local também estarão presentes membros da Prefeitura de São Sebastião e da estatal.
A nova estrutura conta com sanitários acessíveis, já que era a última embarcação da travessia a não dispor de banheiros. Houve, também, retirada da rampa interna da embarcação, que se apoiava no atracadouro flutuante para a entrada e saída dos veículos.
Segundo a Dersa, a FB-25 passa a ter o mesmo padrão das demais embarcações da Companhia, ou seja, um “quebra-mar” hidráulico, que amplia a segurança dos veículos, protegendo a proa e a popa. “Este dispositivo se movimenta quando a embarcação encosta no atracadouro, permitindo o embarque e desembarque de forma mais ágil e segura”, informou a empresa.
Construída em 2006, a balsa FB-25 já foi remodelada em 2011. É considerada a segunda mais movimentada do Estado, com média diária de 4 mil veículos, 5 mil passageiros, 700 bicicletas e 500 motocicletas.
Para o Carnaval, a Dersa estima movimento de 38 mil veículos entre 0h do dia 24 de fevereiro (sexta) até 1º de março à meia-noite. Sete embarcações serão colocadas à disposição dos usuários.