Arquipélago fará ações neste final de semana
Continua neste sábado (18), em Ilhabela, o arrastão de limpeza para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Desta vez, as ações serão nos bairros do Green Park, Reino e Água Branca.
O secretário de Saúde, Marco Antônio Gênova, orientou que fossem convocados todos os agentes para uma megaoperação de combate. No último sábado, 11, o arrastão aconteceu no bairro da Barra Velha, nas ruas do Zabumba, João Leite, Maria das Dores R. Peres, Dimas Beraldo, Pedro Luciano Pinho e Estrada do Camarão.
Com uma equipe de 60 pessoas, entre agentes de saúde e comunitários, foram recolhidos 1.280 kg de recipientes propícios à proliferação. Na sua maioria foram materiais inservíveis, como latas, potes, móveis velhos, entre outros; todos passíveis de remoção.
De acordo com o Coordenador do Controle de Vetores de Ilhabela (CVI), Mário Otávio de Carvalho, alguns moradores ainda não compreenderam que têm papel fundamental no combate ao mosquito. “Nossos próprios agentes perceberam que alguns moradores ainda não colaboram com o trabalho de limpeza e retirada destes recipientes. Precisamos que todos entrem na luta contra o mosquito transmissor”, disse.
A recomendação da prefeitura é que todos colaborem em seguir as orientações dos agentes de saúde, para evitar deixar espalhado pelos quintais objetos que possam acumular água.
Os moradores devem colocar em frente de suas casas materiais como recipientes, latas, garrafas, plásticos, lonas, vasilhas, pneus e todos os objetos que acumulem água. Os caminhões recolherão todos os descartes, porém, não levarão materiais como: podas, sofás, entulhos de construção, eletrodomésticos e lixo orgânico.