Caraguatatuba

Cerca com cadeado em estátua de Iemanjá gera reclamações de devotos em Caraguatatuba

Tamoios News
Foto: Josiane Bittencourt

Segundo prefeitura, a decisão foi tomada para inibir atos de vandalismo; Monumento é um dos mais visitados da cidade

Por Josiane Bittencourt, de Caraguatatuba

Turista de São José dos Campos e acostumada a descer a serra aos finais de semana, a aposentada Ana Silvia Ramos ficou espantada ao encontrar a estátua de Iemanjá na Praia do Centro, em Caraguatatuba, cercada e com um cadeado.

Devota da santa – considerada a rainha do mar na cultura da Umbanda – a aposentada disse não concordar com tal medida. “Sempre que vinha aqui costumava acender uma vela azul, fazer minhas orações e agora chego e vejo-a trancada. Isso não é justo, até porque a imagem está aí há tantos anos e nunca teve este problema”, comentou.

Dados históricos apontam que a estátua de Iemanjá – única nas quatro cidades do Litoral Norte – foi instalada na praia do centro em 1985, por iniciativa de um italiano chamado Francisco D’Onófrio, devoto da santa. O monumento, com dois metros de altura, fica a 1,80m do solo e é um dos mais visitados da cidade.

O local também recebe uma festividade dedicada à santa sempre no mês de dezembro. Na ocasião, pescadores e fiéis se reúnem à beira da praia e oferecem presentes à Iemanjá. O evento sempre registra participação das cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e a capital paulista.

Questionada pelo Tamoios News, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caraguatatuba informou que o município tomou a decisão de cercar a imagem por se tratar de uma medida de segurança, para inibir atos de vandalismo no patrimônio. Ainda de acordo com a Administração, em dezembro de 2016 a estátua foi reformada devido dos festejos em homenagem a Iemanjá realizados no final do ano.

Foto: Gustavo Nascimento

Deixe um Comentário