Entidade faz balanço de atividades e fala sobre trabalho desenvolvido na Costa Sul
Por Rafael César, de São Sebastião
A Somar (Associação de Amigos da Praia de Maresias) completa neste mês 32 anos. Fundada no dia 27 de abril de 1985, a Somar sempre buscou melhorias para o meio ambiente, iluminação, trabalhos filantrópicos e também sociais no bairro da Costa Sul de São Sebastião. Trabalhando em benefício da comunidade de Maresias, em conjunto com as administrações públicas.
Com o estatuto elaborado por 36 pessoas, a instituição cresceu com o passar dos anos. A diretora da Somar, Dirceia Arruda de Oliveira, 80, faz parte da instituição há 30 anos e relata que na época que a associação iniciou as atividades não havia uma sede regional da prefeitura na Costa Sul.
“Sempre estudamos e apontamos as necessidades da população para os gestores. Buscamos união com grupos da sociedade como ambulantes, comerciantes e professores. Não temos um poder constituído de executar nada, mas com a força e pressão gerada da comunidade podemos solicitar muitas demandas para o poder público”, explicou a diretora.
Mais um dos trabalhos da Somar é a limpeza da área da praia do famoso bairro de São Sebastião. São quatro funcionários destinados a esse seguimento e que estão de aviso prévio, pois a arrecadação do grupo tem sofrido um déficit e impedirá o trabalho financiado pela Somar. “Para manter esse trabalho, dependíamos do dinheiro que vinha da publicidade dos portais de acesso à praia”, disse Dircéia.
Outras ações – Outra luta da Somar desde 1998 é a implantação do saneamento básico para Maresias. Vários protestos foram realizados pela associação envolvendo a causa e pedidos foram encaminhados para governadores, deputados e outros políticos da região para implementação do serviço na comunidade com urgência.
As oficinas começaram a partir dos anos 2000 e agora tem um alcance enorme dentro dos moradores do bairro. São 150 alunos de todas as idades que participam de aulas de Ioga, Balé, alfabetização de adultos, artesanato, judô, jiu-jitsu, capoeira, teatro e ginástica para idosos, essas duas últimas em parceira com a prefeitura.
Para a aluna de ginástica, Yara Moura Oliveira dos Santos, 72, a oficina foi uma opção que surgiu em uma boa hora, porque seu cardiologista tinha indicado há pouco tempo atividades físicas para o dia a dia. “Sempre pratiquei esportes, gostei muito das vagas que foram abertas pela Somar e pretendo estar presente em todas”, completou.
Já a secretária da Somar, Adriana Garcia, 40, enxerga o trabalho como uma oportunidade de participar ativamente da sociedade civil. “Estar engajada em causas e ações sociais já estava em mim antes de entrar para Somar, porém, ganhei mais paixão e pretendo seguir fazendo o melhor para comunidade que amo”, concluiu.
A sede da Somar fica na Rua Nova Iguaçu, 883, e ainda existem vagas para as oficinas. Os interessados devem procurar até maio a direção da instituição para participar.