Por Leonardo Rodrigues, de São Sebastião
Os vereadores de São Sebastião clamaram a Prefeitura por providências urgentes contra o aumento da criminalidade na cidade. Os parlamentares apresentaram requerimentos cobrando investimentos e ações na Segurança durante sessão ordinária nessa terça-feira (16).
Os pares demonstraram preocupação e estavam sensibilizados já que no mesmo dia tomaram ciência de um assalto à mão armada em uma Lotérica no bairro da Topolândia, região central do município.
Maurício Bardusco (PMDB) foi autor de propositura que cobra do Poder Executivo, em caráter de urgência, a instalação de Base Operacional da Guarda Civil Municipal (GCM) e também do SAMU, na Costa Norte. Ele argumenta o crescimento populacional na região norte, na qual considera acentuado, a base tanto da GCM quanto do Samu mais próxima estar a 15 quilômetros.
“Há muitos anos a comunidade vem reivindicando uma base da GCM e do SAMU, para maior segurança e socorro imediato nas urgências e emergências, pois esses serviços são imprescindíveis para a população. Em dias de trânsito essa distância dificulta o atendimento da ocorrência em tempo hábil, podendo ocorrer o óbito”, comenta.
Já Edivaldo Pereira Campos (PSB) quer do Governo Municipal providências urgentes contra o aumento da criminalidade. Teimoso considera a vulnerabilidade da população e os índices de violência. “Na região da Costa Norte e Costa Sul pelas minhas informações, inúmeros assaltos assustam os comerciantes locais e moradores da região. Há pouco mais de 10 dias houve um assassinato de um encarregado da empresa Queiroz Galvão, e os funcionários da empresa estão totalmente inseguros e aflitos pela falta de segurança que se encontra no canteiro de obras”, considera.
Ao questionar o que a Prefeitura pretende fazer para melhorar a segurança, o parlamentar lembrou da lei complementar que consolidou o Estatuto das Guardas Municipais, e que deu à GCM o poder de polícia. O que, na opinião do vereador, permite uma atuação mais forte no município.
O requerimento que seguiu com cópia para as Polícias Civil e Militar, sugere também à Administração Municipal que viaturas da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal transitem por mais tempo em toda a extensão da cidade.
O vereador Onofre Santo Neto (DEM) tomou a palavra para pedir ao Poder Executivo investimentos em câmeras que possibilitem reconhecimento facial. Neto pediu também a Teimoso que a possibilidade de aquisição dessas câmeras fosse inserida em sua propositura.
O chefe do Poder Legislativo, Reinaldo Alves Moreira Filho (PSDB) disse que duas das conhecidas “câmeras inteligentes” já foram instaladas nos bairros de São Francisco e Topolândia, ambos na região central da cidade.
Segundo Reinaldinho, há um estudo da Polícia Militar e Secretaria da Segurança Pública do Estado, para a instalação dessa câmera na Costa Norte da cidade. “O problema que a entrada da cidade pela Costa Norte não é só pela rodovia”, observa.
Todavia, o presidente reconhece a necessidade de intensificar a segurança nos portais do município. Porém, Reinaldinho avalia com otimismo a questão. “Apesar que possamos não sentir, não ter essa sensação de Segurança, os índices, os números têm melhorado”, acredita o vereador.
Reajuste – Na sessão também foi aprovado, em regime de urgência, o reajuste de 12,72% nos vencimentos dos funcionários da Prefeitura. O percentual é composto por 7,72% referente à inflação, mais 5% de ganho real. O reajuste é extensivo aos proventos de aposentadorias e pensões do funcionalismo público.