Cerimônia no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug) recebeu o desfile das comissões, acendimento da pira e apresentações culturais
Por Juliane Zapparoli, de Caraguaratuba
A cidade de Caraguá é a anfitriã pela oitava vez dos Jogos Regionais do Interior. A abertura oficial ocorreu na noite de quarta (12) no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), que ficou lotado. A cerimônia contou com o desfile das delegações participantes, apresentações culturais e o acendimento da pira.
A edição deste ano dos Jogos Regionais segue até o dia 21 de julho e tem a previsão de receber cerca de 10 mil pessoas, entre atletas, dirigentes, árbitros e técnicos de 40 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Alto Tietê e parte da Grande São Paulo.
O prefeito Aguilar Junior (PMDB) disse esperar que esta seja a melhor edição da história dos Jogos Regionais. O coordenador de Esportes e Lazer do Estado de São Paulo, Flávio Toledo, declarou abertos, oficialmente, os Jogos Regionais de 2017.

Prefeito Aguilar Junior junto com a Delegação de Caraguá (Foto Juliane Zapparoli)
A delegação de Caraguá – com maior número de participantes – foi a última a ser recebida no Centro Esportivo. O prefeito Aguilar Junior entrou com os 330 atletas, vestindo o agasalho da cidade. Esta entrada teve direito, inclusive, a queima de fogos e aplausos do público.
Um ponto alto da abertura, principalmente por ser um importante símbolo para os jogos, foi o acendimento da pira olímpica pela atleta de jiu-jitsu, Emanuela Teixeira. Antes de acender a pira, a tocha percorreu o ginásio passando pelas mãos do ex-jogador de futebol, Luis Henrique, e a paratleta de natação, Ana Paula Carvalho. O surfista de Caraguá, Gabriel Boleta, fez o juramento do esportista.
O grupo de dança Geração Futuro e a companhia de teatro Saturnália, ambas da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), contaram a história da cidade com música e dança, começando pelo mar e pela cultura caiçara até chegar aos dias de hoje.
O encerramento do evento ficou por conta da bateria da escola de samba, Acadêmicos de São Francisco, de São Sebastião, que colocou o público do Cemug para dançar.
Modalidades e Cidades participantes – As modalidades esportivas desta 61ª edição são: atletismo, atletismo ACD, badminton, basquetebol, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, natação ACD, skate street, taekwondo, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez, nas categorias livres e sub-21.
As cidades participantes desta edição serão, Arujá, Biritiba-Mirim, Caçapava, Cachoeira Paulista, Caieiras, Cajamar, Campos do Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cunha, Cruzeiro, Cunha, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guaratinguetá, Guarulhos, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Mogi das Cruzes, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Poá, , Roseira, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel, São José dos Campos, São Sebastião, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.
Os 61º Jogos Regionais do Interior é uma realização da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba.