Ilhabela

Exposição “Baleia a Vista” está aberta ao público no Yacht Club

Tamoios News
Fotos: Danilo Peixoto

Mostra ficará até o dia 15 no arquipélago

Por Danilo Peixoto, de Ilhabela

O ambientalista Júlio Cardoso está com a exposição “Baleia a vista”, no salão do Yacht Club Ilhabela. A mostra permanece aberta ao público até o próximo dia 15 e conta com fotografias de baleias e golfinhos registradas por Júlio, incluindo algumas baleias Jubartes, registradas na Semana da Vela de 2016.

Júlio avistou a primeira baleia há cerca de 20 anos, em alto mar, quando fazia pesca oceânica “Foi uma baleia Minke, que veio a superfície e simplesmente ficou olhando o barco. Foi uma experiência incrível. Depois, em junho de 2004, em Ilhabela, perto da Ilha Sumitica, ao lado de Búzios, registrei minha primeira baleia da série atual, com foto e tudo, uma baleia-de-Bryde.

Tudo começou em um momento de lazer e hoje, 13 anos depois da primeira baleia registrada, Cardoso continua navegando pela região em busca de novas aparições. Até o fechamento desta reportagem, Cardoso fez 103 registros e um total de 159 baleias registradas.

Infelizmente algumas espécies que aparecem nesse trajeto estão mortas. “Algumas delas se prendem em redes de pescas e se sufocam ou se chocam contra navios e barcos”, disse Cardoso, que sempre mantém distância segura do mamífero.

Ao Tamoios News, Júlio contou que está seguindo uma baleia-de-Bryde desde o ano passado, que vive pela região de Ilhabela, e que tem grandes cicatrizes no dorso. “Acreditamos que o ferimento foi causado por um choque contra uma embarcação. Ela é bem arisca, se esconde mergulhando e foge ao ver um barco. Apelidamos ela de A Escondidinha”, finalizou Cardoso.

Registro da baleia apelidada de “Escondidinha”

Deixe um Comentário