Geral

Violência doméstica é tema de capacitação em Ubatuba

Tamoios News
Foto: Divulgação/Agência Brasil

Iniciativa faz parte de projeto piloto entre secretaria de Saúde e Ministério Público

O reconhecimento da violência doméstica e as formas de abordagem por parte de agentes da rede pública são o tema de capacitação a ser realizada nos dias 20 e 21 de julho, em Ubatuba, realizada pela Prefeitura de Ubatuba e o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).

O evento abre com o seminário “Violência doméstica e familiar contra a mulher: uma pauta necessária da efetivação de direitos humanos”, a ser realizado no Teatro Municipal, no dia 20, das 8h30 às 17h30, que tratará temas como o modelo de atuação criminal sob a perspectiva de gênero, o atendimento à mulher em situação de violência no espaço da delegacia, o inquérito policial pela Polícia Militar e o atendimento nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

São esperados para o evento membros, servidores e estagiários do MPSP, profissionais das áreas de saúde, assistência social, educação, atendimento à criança e ao adolescente, bem como organizações da sociedade civil e outros atores que atuam na Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher e demais interessados.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 19 de julho pelo preenchimento de formulário on-line, disponível na página da ESMP, no link eventos.

“O evento marca a criação da Coordenadoria de Defesa da Mulher na estrutura da secretaria municipal  de Saúde, bem como, a aprovação do PL  62/17 que instituiu o projeto de prevenção da violência domestica como estratégia saúde da família e que entrará em vigor no próximo dia 20, quinta-feira, momento em que solidificará tais iniciativas como uma política pública contínua em Ubatuba”, afirmou o secretário de Assuntos Jurídicos, Marcelo Paiva de Medeiros.

No dia 21, a capacitação continua com um trabalho específico voltado para os agentes comunitários de saúde. “O projeto é piloto e, por isso, começa com a capacitação das equipes de saúde da família que atuam na região Oeste: Jardim Carolina, Marafunda, Ipiranguinha e Horto”, explica Sheila de Barbosa Oliveira, do Comitê de Vigilância às Violências (Comvivi), vinculado à secretaria de Saúde de Ubatuba.

Deixe um Comentário