São Sebastião e Caraguatatuba tiveram representantes que ganharam medalha de bronze na competição educativa
A aluna Talita Rodrigues Alves, 13 anos, da escola municipal Henrique Botelho, em São Sebastião, recebeu medalha de bronze pela sua participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2016. Já em Caraguatatuba, a estudante Isabela Gallo de Faria, 13 anos, também garantiu medalha de bronze na competição.
A premiação das alunas ocorreu no último sábado (15), na UNIFESP em São José dos Campos. Desde o início deste ano, Talita participa do Programa de Iniciação Científica Junior (PIC), que é destinado aos alunos premiados na olimpíada, e propicia entrar em contato com interessantes questões no ramo da matemática, ampliando o conhecimento científico e preparando-os para um futuro desempenho profissional e acadêmico.
A medalhista contou que participar da OBMEP foi uma experiência incrível e que ficou muito feliz e emocionada com a conquista. Ela menciona também que o seu professor de matemática, Orlando Rinaldi, teve um grande papel, pois suas aulas ajudaram-na muito, juntamente com os seus estudos em casa por meio de vídeo aulas. “Agora eu só quero ajudar os outros alunos a conseguir chegar aonde eu cheguei, porque não é difícil, é só estudar e acreditar que é possível”, completou.

Talita foi a representante de São Sebastião na competição
Na cerimônia, a adolescente Isabela recebeu a medalha de bronze acompanhada de seus pais, Ana e Romildo. Outros 23 alunos da rede municipal de Caraguatatuba conquistaram menção honrosa na competição.
No ano passado, a adolescente competiu pelo CIEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê-Mirim), onde estudava. Este ano, Isabela também participa da 13ª Obmep, agora na EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira (Gaivotas). Ela passou pela primeira fase e fará a segunda prova no dia 16 de setembro. O resultado final será divulgado no dia 22 de novembro.
“Em 2015, consegui a menção honrosa e no ano seguinte a medalha de bronze. Estou confiante que este ano também terei um bom resultado. Gosto de participar de competições, pois acho interessante aprender coisas novas”, disse.

Isabela Gallo de Faria é representante de Caraguatatuba
No ano passado, a Obmep recebeu inscrições de 5.544 cidades, o que representa 99.59% dos municípios de todo o país, num total de 17.839.424 estudantes.
De acordo com a organização do concurso, 500 alunos ganharam medalha de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze. Além de 6.500 bolsas de Iniciação Científica Júnior e 42.200 menções honrosas.
A Obmep é realizada desde 2005 pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
terra que eu aprendi amar como se fosse minha de nascimento, quero compartilhar com com voces? que um aluno de origem de sao sebastiao hoje esta recebendo uma medalha de prata em teresina piaui da obmep seu nome e jonnatas da costa silva ,