São Sebastião

Felipe Augusto quer implantar aplicativo para táxis na cidade

Tamoios News
Foto/ilustrativa

Motoristas estão criando associação e se reúnem com prefeito nesta quinta-feira (20)

Por Leonardo Rodrigues, de São Sebastião

O prefeito Felipe Augusto (PSDB) revelou que pretende ainda este ano potencializar e melhorar o serviço dos táxis de São Sebastião. Segundo ele, a ideia é se aproximar da frota existente no município para promover cursos e em breve implantar um aplicativo no qual o cidadão pode solicitar o veículo mais próximo, ver preços e monitorar percurso e estimativa de tempo do táxi. Outra intenção é criar uma identidade visual única que padronize os taxis do município e facilite identificação.

Para Felipe Augusto é preciso considerar a característica da cidade como estância turística, o que justifica investimento na qualidade de todos os tipos de transporte no município. De acordo com o prefeito, a ideia da Administração Municipal é se aproximar de quem trabalha com transporte, como os taxistas, e colocar o Governo à disposição como parceiro.

O taxista Aristeu de Souza, que trabalha já há oito anos na cidade, avalia a promessa como algo “muito bom” já que, segundo ele, o setor não esta organizado. “Existe muita bagunça, além de muitos clandestinos que estão atuando”. Souza revela que a categoria esta criando uma associação e já se reuniu duas vezes com Felipe Augusto para tratar sobre ações que podem valorizar e melhorar os serviços de taxis. “Esta semana vamos realizar a terceira reunião com o prefeito para ver o que pode ser feito para melhorar nosso trabalho e também para formalizar a associação que já esta praticamente 90% pronta”, comenta.

Aplicativo – Esta Associação de Taxistas de São Sebastião terá como presidente Claudio Raimundo Sampaio, profissional há sete anos no município, que confirmou a reunião com Felipe Augusto nesta quinta-feira (20), para acertar últimos detalhes dessa parceria com a Administração Municipal.

De acordo com Sampaio, a categoria apoia a iniciativa do prefeito em implantar um aplicativo sobre o serviço de taxi na cidade. “Se ele conseguir será a melhor das ideias que se teve. Com isso conseguimos até impedir no futuro a entrada do Uber na cidade”, considera.

Sampaio conta também que a categoria pretende rever a lei que regulamenta os profissionais da área para assegurar que os benefícios e investimentos feitos agora não terminem em caso de troca de gestão municipal. “Queremos segurança para trabalhar, apenas isso. E se no futuro mudar a Administração, já temos garantido que não poderá vir o Uber para cá”, diz, ciente que qualquer alteração na lei precisa ser discutida na Câmara Municipal.

Sobre a criação de uma identidade visual, Sampaio diz que a lei atual já determina que os veículos regularizados sejam brancos. “Essa lei existe faz tempo, mas nunca alguém se atentou a isso. Nunca houve fiscalização”, desabafa.

Segundo ele, a padronização dos carros seria outro item a ser revisto. “Queremos mudar para prata e com uma traja na porta para indicar a praça de cada carro”, comenta. Ele também destaca que a categoria será fortalecida com a criação da associação, que aguarda nos próximos 15 dias a emissão de sua CNPJ.

Outros interesses – Desde que assumiu como prefeito, Felipe Augusto demonstra interesse em intervir no transporte e no sistema viário da cidade. No início deste mês, após exigências feitas a concessionária de transporte coletivo da cidade houve a aquisição de 18 ônibus seminovos.

Segundo o gerente geral da empresa, Egno de Oliveira, a empresa estava passando por um período de grave instabilidade financeira, o que impedia novos investimentos. “Graças à gestão do prefeito Felipe Augusto, em apenas três meses, a Prefeitura quitou toda a dívida deixada pelo governo anterior e está fazendo os pagamentos sem atrasos. Com as finanças em ordem, a empresa está trabalhando para cumprir as metas impostas pelo prefeito –  manter a idade média da frota em cinco anos, conforme o contrato, e cumprir os horários determinados nas tabelas”, explicou.

De acordo com as informações da concessionária, com as contas em ordem a meta é investir aproximadamente R$ 6 milhões, em 2017, entre renovação da frota e compra de equipamentos. A empresa disse ainda que está investindo na modernização do transporte público e instalando em todos os ônibus os equipamentos de WI-FI, câmeras de segurança e GPS.

Ainda segundo a empresa será desenvolvido um aplicativo para celular, onde os passageiros poderão acompanhar os horários e os trajetos dos ônibus. Outra exigência do prefeito , que será atendida pela empresa, é a compra de ônibus com ar-condicionado, a partir de 2018, para atender as linhas de longo percurso, como a linha 51 (Cidade/Boraceia).

Em fevereiro, no segundo mês de mandato, Felipe Augusto apresentou um plano do novo sistema viário e embarque de balsas. O projeto prevê “permuta de áreas”, desapropriações e também edificações de prédios para a Marinha do Brasil e setor de travessia custeadas pela Prefeitura de Ilhabela.

O projeto também envolve a construção de um novo terminal de embarque e desembarque das balsas e alterações no sistema viário de São Sebastião. Para isso, as negociações incluem ainda a Secretaria de Patrimônio da União, Marinha do Brasil, Dersa e a Companhia Docas de São Sebastião (CDSS). Mas para a viabilização dos projetos, que ainda estão em fase de discussão, os mesmos terão ainda que ser discutidos nos Legislativos de São Sebastião e Ilhabela.

Deixe um Comentário