A proposta que foi feita em 2011 teve o seu primeiro passo seis anos depois
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que autoriza o Governo Federal a fundar a universidade. A notícia foi dada pela deputada Pollyana Gama (PPS) por um vídeo postado em seu perfil pessoal no Facebook, na última quarta-feira (16).
“Acabamos de aprovar um projeto que autoriza o Governo Federal a criar a Universidade Federal do Litoral Norte com sede em Ubatuba. É claro que temos outras ações a serem desenvolvidas para que isso se concretize, mas é um passo nessa direção para constituir esse importante instrumento para a educação dos nossos jovens”, comemora a deputada.
O prefeito, Délcio Sato (PSD), também comemorou a conquista para a cidade. Segundo ele, está otimista com a proposta, e acredita que, “será um grande salto de qualidade para o ensino de Ubatuba e para o desenvolvimento social, econômico e cultural de toda região”.
O projeto de lei é de 2011, de autoria do então deputado, Luiz Fernando Machado (PSDB). Nele também justifica-se o motivo de Ubatuba poder ser sede da universidade.
De acordo com o projeto a cidade, ”[…] caracteriza-se pela diversidade de recursos naturais e pelo intenso conjunto de atividades esportivas, recreativas e de lazer, que utiliza o patrimônio natural e cultural de forma sustentável e incentiva sua conservação e a formação de uma consciência socioambiental, o seu principal fator de desenvolvimento”.
Tempos depois, o deputado Vicentinho (PT) , acrescentou que a universidade poderia ser em qualquer uma das quatro cidades do Litoral Norte.
A decisão final ficará nas mãos do Governo Federal.
Como tudo em Ubatuba, ficou só na intenção.
Daqui 100 anos continuará tudo no campo da Hipótese, da possibilidade, do Futuro.
E o Prefeito da época, irá fazer como todos… apenas bater palmas, elogiar… e ficar por isso mesmo.
Pública, nem Federal, nem Estadual, Nem EAD da UNIVESP (https://univesp.br/).
Motivo: desinteresse do poder público local.
Bem . . . o pessoal da Bahia parece melhor articulado, confiram https://www.campanhaufnb.com/