Caraguatatuba Política

Banco Municipal de Alimentos vai gerir doações para instituições sociais

Tamoios News
Gustavo Grunewald/PMC

 

O Banco Municipal de Alimentos será reinaugurado na próxima segunda-feira (28), às 16h, na Avenida Ministro Dilson Funaro, 287, no bairro Jardim Britânia.  Sua principal função será atender a demanda de alimentação de 16 instituições sociais conveniadas à Prefeitura de Caraguatatuba.

Os alimentos arrecadados serão distribuídos entre entidades e organizações que atendam pessoas que necessitam de auxílio para assegurar seu direito básico à alimentação. Além disso, o Banco Municipal de Alimentos terá como prioridades ações socioeducativas, onde serão ministradas palestras, cursos e orientações nutricionais.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, explica que o Banco de Alimentos é um importante equipamento para a estruturação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional de Caraguatatuba.

“Receberemos os produtos dos supermercados e distribuiremos às entidades sociais do município para consumo próprio”, esclarece Jonas.

Os doadores poderão ser supermercados varejistas e atacadistas do município, podendo ser estendido para cidades vizinhas. As parcerias serão concretizadas por meio de contratos, assegurando receptor e doador.

Jonas enfatiza ainda que, qualquer atendimento de beneficio eventual, como cesta básica, leite, entre outros, continua sendo por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). “O Cras continuará sendo a referência dos munícipes para esse tipo de atendimento”, explicou.

Segundo a nutricionista Fernanda Cardoso, será implantado no Banco de Alimentos o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“Isso é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção”, ressaltou.

A presidente do Fundo de Social de Solidariedade, Samara Aguilar, citou outros objetivos do órgão. “Um dos nossos objetivos é combater o desperdício e a fome, através de doações de alimentos próprios para o consumo”, disse Samara, que também presidirá o Banco Municipal de Alimentos.

Cresans – Além disso, o prédio do Banco Municipal de Alimentos receberá o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans), que é um instrumento público comunitário da Política de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado de São Paulo, e tem como objetivo contribuir para a aliança entre o poder público e a sociedade civil no combate à insegurança alimentar, com melhor aproveitamento dos alimentos, controle de peso, avaliação nutricional, além de oferecer cursos de geração de renda.

Deixe um Comentário