Os estudantes da Escola Municipal Cynthia Cliquet Luciano, localizada da Enseada, Costa Norte de São Sebastião, criaram uma galeria de arte, direcionados pelo professor Emanuel Araújo. O objetivo é aproximar as crianças da realidade artística, devido à falta de oportunidades de estar em contato com obras de arte e visitar exposições.
O professor conta que se reuniu com alguns artista da cidade para promover o projeto, e teve apoio total. A receptividade também foi grande por parte dos alunos. Eles ajudaram na construção da galeria fazendo uma iluminação especial na sala e trazendo objetos de decoração.
Em uma votação os estudantes escolheram nomeá-la de Galeria Cândido Portinari, devido a uma experiência anteriormente vivida, na qual realizaram um projeto sobre o autor e suas obras e se apaixonaram.
Segundo o professor, o intuito é transformar a escola em um espaço vivo. “A gente pode encantar também. A escola não é só aquele espaço de giz e lousa, e a reação deles tem sido para nós uma surpresa. Às vezes uma vinda aqui equivale a dez aulas em sala de aula”, ressaltou Araújo.
Ele conta também de como é trabalhada a aula, e a relação com o conteúdo da apostila. “Aqui eles têm contato direto, veem como que é, como é o suporte, o material, o tipo de pincelada, cores quentes, cores frias, e coisas que só veem na teoria, e as obras pequenininhas lá na apostila, e aqui eles veem de verdade, então é muito interessante”, completou ele.
A atual coleção exposta é “Ser Inacabado”, de Bernadete L. Silva, moradora da cidade há 20 anos. A artista começou com a cerâmica, depois foi para a pintura, o desenho e produz obras há mais de 18 anos. Além de disponibilizar seus quadros, ela participou de um HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) com os professores e encontrou com algumas salas da escola.
Para a próxima exposição está programa as cerâmicas de Juci Guedes, que é moradora do bairro Barequeçaba e muito experiente na área. Os alunos poderão prestigiar suas obras no período da segunda quinzena de setembro até a segunda quinzena de outubro. Em seguida será Isabel Galvanese, pintora e ceramista também, e trará em sua exposição as ilustrações e todo o processo realizado para o livro “Segredo de Druzilla, A Encantadora de Siris”.
De acordo com as alunas Marrathe Costa Silva, 14, e Samira de Lima Silva, 14, o projeto é muito legal. “É interessante para gente conhecer mais um pouco sobre as artes”, contou Samira. “A gente não tem muita oportunidade de convivência, é interessante mesmo”, concluiu Marrathe.
Serviço: A exposição é gratuita e aberta ao público, que poderá visitar mediante agendamento prévio. Mais informações pelo telefone (12) 3861-1253.
A Escola Municipal Cynthia Cliquet Luciano convida a todos para a cerimonia de abertura da exposição de cerâmica : Desafios de Juci Guedes em 04.10.2017 as 18h00 na galeria Cândido Portinari .
Maiores informações pelo telefone: 12 3861-1253
Escola Municipal Cynthia Clique Luciano
Av. Castro Alves n. 100 – Enseada -São Sebastião