Por Valéria Andrade
Neste feriado prolongado, turistas e munícipes encheram as praias de Ubatuba. Este foi o segundo feriado no meio da semana (depois das férias de julho) posterior à lei n° 22/17, que proíbe qualquer pessoa de jogar lixo nas ruas e praias do município. O não cumprimento da lei acarreta em multa de R$100.
Porém, a Prefeitura admitiu, através de sua Secretaria de Comunicação, que não há lixeira em todas as praias mesmo, mas que em breve terá.
“Ainda neste semestre a Prefeitura abrirá processo licitatório para aquisição de mobiliário urbano com lixeiras comuns e para lixo reciclado”, diz a Prefeitura por meio de nota.
A dona de casa Ana da Silva Campos (41) e sua família vieram passar o feriado pela primeira vez na cidade e não conheciam a lei que proíbe jogar lixo nas ruas e praias da cidade. “Interessante saber disso. Achamos um desrespeito muito grande com a natureza e com os locais deixar o nosso lixinho aqui”, conta.
Ela e sua família escolheram passar o dia na Praia do Lázaro, localizada na região sul-centro da cidade, onde não conta com lixeiras da Prefeitura ao longo da extensão da praia ou em suas quatro principais entradas, apenas com as que o que os donos dos quiosques deixam em seus estabelecimentos.
“Nós pegamos as latinhas, embalagens de picolé e essas coisas ‘tudo’, colocamos numa sacolinha e jogamos fora depois. Aqui mesmo só tem as lixeirinhas do quiosque, né?”, explica a dona de casa.
Ana que se diz uma “turista consciente”, leva o seu lixo para casa quando não encontra algum lugar onde possa colocar os detritos que produz. Segundo ela, muitas vezes os tambores de lixo do quiosque ou encontram-se cheios demais ou de difícil acesso.
A dona de casa acredita que não se pode culpar apenas o setor público e que cada um pode fazer a sua parte, como ela mesma faz, mas acha que poderia ser mais fácil.
“Por mais que eu ache que seja desculpa jogar lixo no chão por falta de lixeira, ter algumas grandes e boas por perto seria uma boa, não acha?”, completa a dona de casa.
Em caso de denúncia sobre o lixo jogado na rua ou na praia – Embora não exista um fiscal em cada canto do município, o cidadão pode denunciar para Secretaria Municipal de Habitação e Planejamento Urbano mediante comprovação com fotos do local onde está o lixo.
A Secretaria fica na Avenida Dona Maria Alves, 865, centro e o atendimento ao público é das 9 às 12 e das 14 às 16h.