Prefeito cita ex-gestores e pede desculpas por eventuais erros
Por Leonardo Rodrigues
O prefeito de São Sebastião, Felipe Agusto (PSDB) adotou tom humilde em seu primeiro discurso como chefe do Poder Executivo durante a cerimônia oficial de hasteamento dos pavilhões. A ocasião usada comumente para elencar feitos da Administração Municipal, ou respostas à críticas, Felipe Augusto não fugiu à regra, mas também fez questão de relembrar antigos gestores da cidade.
“Todos que sentaram na cadeira de prefeito, ou no Legislativo, contribuíram de alguma forma positiva”, afirmou ao falar sobre o desenvolvimento da cidade. Contudo, ao fazer menção dos feitos de ex-prefeitos e legisladores, muitos até que compõem grupos políticos de oposição, o atual prefeito ressalta: “mas agora, o que passou passou”.
Se quer evitar comparações a administradores que já passaram em São Sebastião, Felipe Augusto também não quer se associar a imagem do político que tem aparecido na grande mídia nos últimos tempos. “Esse Brasil que está na televisão e nas delações não faz parte da nossa história”, avalia.
Com isso, a retórica durante a cerimônia era fundamentada em afirmações de que o Governo Municipal está trabalhando. O que era a deixa para o prefeito elencar os feitos de sua gestão neste primeiro ano de governo. Ele revelou que em breve a Secretaria de Habitação se transformará na Pasta de Urbanismo. O que faz menção a reforma administrativa, que até o momento não conseguiu realizar e se quer foi apresentado em plenário da Câmara Municipal.
Além disso, falou sobre licitações em andamento, estudos para obras futuras, realização de aproximadamente 80 eventos até agora, a implantação do cartão educação entre outras ações no Turismo e Cultura, e investimentos nas mais diversas Secretarias. “Estamos trabalhando para dar exemplo”, comenta.
Outro destaque feito por Felipe Augusto foi quanto a aproximação com as outras cidades da região. Ele cita como exemplo, a criação do Circuito Litoral Norte, para desenvolvimento de ações, por exemplo de campanhas publicitárias, para potencializar o Turismo. “Independente de questões políticas, estamos nos unindo para pensar no desenvolvimento em comum”.
No fim de seu discurso, Felipe Augusto fez menção às mães presentes que levaram seus filhos pela 1ª vez, independentemente das condições do tempo. “Parabéns às mães. Devemos mostrar o quanto é importante saudarmos a Pátria, e ter orgulho das cores da bandeira e ter foco em ordem e no progresso”. O prefeito aproveitou o momento para citar que como parte das comemorações da Semana da Pátria, seria feito na manhã dessa sexta-feira (8), o hasteamento do pavilhão nacional no canteiro central da rodovia SP-55, na divisa entre as cidades de São Sebastião e Caraguatatuba.
“Se errei, me desculpem. Estamos trabalhando”, finalizou o prefeito.
Antes de Felipe Augusto, fez uso da palavra o vice-prefeito, Amilton Pacheco, que de forma objetiva se concentrou a responder os críticos da Administração Municipal. “Paciência. Só após nove meses que uma criança nasce e partir daí, passa a crescer”, exemplificou Amilton Pacheco, que avalia as criticas ao Governo Municipal como algo “de uma minoria”.